A informação é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia.
As comunidades da região Sudeste do Pará, também denominada de Carajás, devem se preparar para o aguaceiro que promete o mês de março, conforme dados coletados em satélites pelo instituto.
As primeiras análises indicam que as regiões mais afetadas do Pará serão aquelas localizadas na faixa leste do estado, desde o Nordeste até o Sudeste, com especial atenção à região de Carajás.
Há chances de chuvas intensas também na região do Baixo Amazonas.
“Ressaltamos a cidade de Belém e região metropolitana, também com muita chuva , com destaque para a faixa norte e litoral, onde os totais pluviométricos mensais devem variar entre 550 e 700 mm., bem como também grande acumulado de chuvas entre 350 a 550mm no Sudeste e Baixo Tocantins e parte da Transamazônica. Esperam-se volumes pontuais de chuva significativos com grande variabilidade espacial e temporal”, diz ”, diz José Raimundo, coordenador do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)/ 2ºDistrito de Meteorologia de Belém.
Para o mês de março a média é de 450.3mm. “Porém, a tendência é ocorrer chuvas bem acima da média, possivelmente ao redor de 650mm”, afirmou.