Marabá terá seminário de desenvolvimento regional

Publicado em 25 de março de 2015

Seminário

Marabá será sede, no final de junho próximo, de um grande seminário que vai debater a vocação econômica do município e região e a implantação de grandes projetos de desenvolvimento na cidade e no sul e sudeste do Estado.

Evento reunirá representantes dos ministérios da Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Turismo, Cidades e Transportes, entre outros, e foi definido em Brasília, durante reunião entre o prefeito de Marabá, João Salame Neto, e comitiva e o ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas (foto), em Brasília.

O seminário terá a participação da Prefeitura de Marabá, Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim) e da bancada federal do Pará no Congresso Nacional.

Também na Capital Federal, em reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o prefeito de Marabá buscou uma solução para a continuação das obras de macrodrenagem e urbanização da Grota do Aeroporto, cuja contrapartida da prefeitura é de R$ 60 milhões.

Ficou decidido que na próxima terça-feira (31) técnicos da Prefeitura de Marabá e do Ministério das Cidades se reunirão em Brasília, às 14 horas, a fim de encontrar uma saída para que as obras possam prosseguir.

Na oportunidade, o prefeito citou obras realizadas no município de Marabá em parceria com o governo federal em setores como infraestrura urbana, habitação e moradia. “São programas que impactam diretamente na qualidade de vida da população”, disse.

Nesta quarta-feira (25), o prefeito e comitiva estiveram também no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde, em reunião com o assessor especial para Assuntos Federativos, César Medeiros, trataram da liberação de recursos para a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra); e de convênios com a Prefeitura de Marabá.

Também hoje, a comitiva de João Salame manteve reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, onde falou sobre o desenvolvimento do setor nas regiões de Tucuruí e Marabá, com o incentivo à produção do pescado, a verticalização dessa produção e também de uma representação da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca em Marabá. Na oportunidade o ministro confirmou presença no seminário.

Por último, João Salame e demais políticos em empresários estiveram na Confederação Nacional da Indústria (CNI) onde formalizaram convite à diretoria para o seminário de desenvolvimento regional.