“Marabá Leitora” vai à Praia do Tucunaré

Publicado em 8 de julho de 2014

 

Maraba Leitora

Com a chegada das férias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) resolveu estender suas ações de leitura ao principal balneário da região, a praia de Tucunaré, através do projeto Marabá Leitora. 

O objetivo da Semed é levar a leitura às famílias que procuram a praia durante os finais de semana de julho, desenvolvendo os trabalhos de contação de histórias para as crianças e mediação de leitura com os presentes. Outra ação levada aos banhistas foi a distribuição de uma sacola literária, contendo os livros que foram captados através de doação.

A movimentação foi coordenada durante todo sábado (5), por um grupo de professores do Departamento de Formação e Fomento à Leitura, que firmou parceria com a Secretaria de Cultura do Município (Secult), juntando-se à gama de ações promovida pela prefeitura na tenda-circo montada na praia.

O evento contou com a presença do secretário de Educação, professor Pedro Souza e da diretora de Ensino, Florípes do Amaral, que puderam ver de perto a alegria das crianças diante das diversas opções de livros à disposição.

Os poetas Abílio Pacheco, Adão Machado e Airton Souza também participaram das atividades desenvolvidas com as crianças na praia e até intermediaram leituras com elas.

Segundo a professora Cláudia Borges, uma das organizadoras do Marabá Leitora no Verão: “Os professores foram às barracas das famílias acampadas para convidá-las a comparecerem a tenda da Secult para ouvir histórias e de quebra levar um livro gratuitamente para casa”, afirmou a profissional.

Os kits contendo os livros que foram doados aos visitantes, estavam acompanhados de orientações para que os pais pudessem ler para os filhos durante as férias.

Os integrantes do Marabá Leitora ainda irão colaborar em outras ações no mês de julho na tenda circo, como o Sarau da Lua Cheia, que acontecerá no próximo dia 12.