“Manelão”, ex-marido, é preso como mandante das mortes de ex-secretária de Turismo e filha

Publicado em 27 de junho de 2021

O ex-marido da ex-secretária de Turismo de Marabá, Vanusa Barbosa, que foi assassinada junto a filha, Jackciane Barbosa (foto), em novembro de 2020, foi preso nesta sexta-feira (25), acusado de ser o mandante do crime. A operação “Vila Rica”, da Polícia Civil, prendeu ainda outras cinco pessoas.

Manoel Messias Moura foi preso na cidade de Teresina, no Piauí, na casa de uma namorada.

Também foram detidos o suspeito de cometer os assassinatos de mãe e filha, e um facilitador da entrada do criminoso no sítio onde o crime aconteceu. Essas duas prisões ocorreram nas cidades de Santa Izabel do Pará e Mãe do Rio, no Pará.

Durante as investigações, Manoel teria dito a polícia que ainda era casado com Vanuza, mas a polícia apurou que a ex-secretária já tinha se separado dele. O que fez sustentar a hipótese de que ele teria envolvimento no crime.

A Força-tarefa, que começou durante as investigações, foi acompanhada de perto, pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Walter Resende:

“Esse caso chamou nossa atenção pela audácia do mentor, que inclusive, esteve presente no velório das vítimas. Em depoimento, o homem deu relatos que não nos convenceram. A prisão dessas pessoas, representa uma resposta firme e contundente de todo o sistema de segurança pública do Pará para a sociedade”, diz o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.

Na ação foram apreendidos; quatro armas de fogo, aparelhos celulares e documentos, os quais serão analisados e periciados para compor o acervo probatório.

Manelão no dia do enterro de Vanusa e de Jac (foto de João Evangelista)
O CRIME

Vanuza Barbosa, 41 anos, e sua filha Jackciane Barbosa, 25 anos, foram assassinadas na noite de  29  de novembro de 2020, em Marabá.

O crime aconteceu por volta das 21h30, em uma chácara que fica no complexo São Félix, no bairro Novo Progresso.

De acordo com informações preliminares colhidas pela Polícia Civil, Vanuza foi assassinada com um tiro no rosto e a Jackciane com um tiro no rosto e outro no peito.

Vanuza Barbosa foi secretária de turismo do município. Jackciane Barbosa é bacharel de Direito e passou recentemente na proba da OAB.