Mais cinco médicos cubanos chegam a Marabá

Publicado em 14 de março de 2014

 

 

Na manhã desta sexta-feira, 12, Prefeito João Salame recepcionou, no auditório da prefeitura, mais cinco médicos cubanos, integrante do Programa “Mais Médicos”.

Os profissionais trabalharam em Postos de Saúde da Família.

Falando aos cubanos, Salame fez uma explanação sobre os problemas da área de saúde, características do município de Marabá e o que ele pretende fazer, até o final da administração, na área de saúde.

Mostrou, como exemplos, as dificuldades do setor, principalmente quanto a falta de estrutura por inexistência de Postos de Saúde da Família.

“Nos últimos dez anos, ex-prefeitos implantaram apenas dois PSF. Agora, em pouco mais de um ano de governo, já implantamos  seis postos, e que estão sendo atendidos por vocês, que vieram lá de cuba nos ajudar a melhorar a saúde pública de nosso município, como ajudam, ao longo dos anos, ajudar muitos povos, de vários países, com o espírito humanitário d ecaretecriza o médico cubano”.

Prefeito agradeceu ao representante do governo federal que se encontrava na solenidade.

“Leve nossos agradecimentos a presidente Dilma Roussef pelo apoio que tem nos dado, especialmente  escalando médicos do programa federal para prestar serviços aos povos mais necessitados”, disse Salame, acrescentando que o governo federal, somente em 2014, deverá investir em Marabá cerca de R$ 700 milhões em áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação.

Salame recepciona médicos cubanos
Salame recepciona médicos cubanos, ao lado do secretário de Saúde, Nagib Mutran, e de Lelys, representante do governo federal.

Medicos cubanos 2

Medicos cubanos 4

Médico cubano Alexis Garmuris Calderon
Médico cubano Alexis Garmuris Calderon

 

Médico cubano José Antônio Monzano Pereira
Médico cubano José Antônio Monzano Pereira
Médica cubana Eniurka Sosa Zombora
Médica cubana Eniurka Sosa Zombora
Médica cubana Arias Spenosa Stuart, que falou,  na solenidade, pelos colegas.
Médica cubana Arias Spenosa Stuart, que falou, na solenidade, pelos colegas.

 

Médico cubano Ariagne Palmirez Penã, o quinto da segunda leva de médicos enviados a Marabá pelo programa “Mais Médicos” desembarcará em Marabá somente neste sábado.