Lockdown começa hoje em cinco municípios do Pará, a partir das 21 horas

Publicado em 15 de março de 2021

Sob o bandeiramento preto, os cinco municípios da Região Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides) começam a cumprir lockdown decretado pelo governo do Estado.

O decreto definiu o horário de 21 horas desta segunda-feira até os próximos sete dias como período para cumprimento da paralisação das atividades, excluindo alguns serviços.

O bandeiramendo preto, que determina o lockdown, proíbe a circulação de pessoas que não tenham um motivo para estar na rua e autoriza o deslocamento de apenas um membro por grupo familiar para a aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene.

Já o serviço de delivery segue autorizado a funcionar sem restrição de horário.

Somente atividades essenciais, como supermercados, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres poderão funcionar.

O limite dos municípios também ficará fechado, exceto para o transporte e abastecimentos de produtos, além do trânsito de profissionais considerados essenciais, como médicos, enfermeiros e polícias.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar são obrigados a controlar a entrada de pessoas, respeitando a lotação máxima de 50% da capacidade do local, incluindo áreas de estacionamento.

As regras de distanciamento social e uso de máscara continuam sendo obrigatórias, assim como o toque de recolher de 21h às 5h decretado no dia 10 deste mês.