Hiroshi Bogéa On line

Livro: suspende psicológico coloca um segredo entre a clausura e liberdade

 

Livro de estreia da jornalista Suelen Carvalho, pela Editora Patuá, traz trama engenhosa e absorvente que envolve um convento de clausura no Pará

A descoberta de um segredo liberta ou aprisiona? É possível deixar de saber o que está já descoberto?

Diana, a protagonista de “O Passado É Lugar Estrangeiro”, romance de estreia da jornalista paraense Suelen Carvalho, é castigada pela descoberta de um segredo perturbador no computador do marido e de um passado que acredita poder formatar.

O lançamento ocorrerá por todo este mês, em duas cidades.

Dia 12 de abril, quarta-feira próxima,  em Castanhal, cidade natal da escritora, no Sesc- Castanhal, a partir das 19 horas.

Dia 20 de abril, em Belém, na  Casa do Fauno (R. Aristídes Lobo, 1061), também a partir das 19 horas,

 

O livro reflete sobre passado, luto, segredo e as chances de esquecimento, as possibilidades de se apagar registros da própria história ou escolher um outra passado para ter vivido.

Na orelha de apresentação, a escritora Élida Lima fala da narrativa como “um livro que quer vestir as subjetividades (…). Um crescente balanço entre ação cinematográfica e provocação existencial”. E o leitor é capturado nesse emaranhado de percepções, aproximações e distanciamentos do terrível segredo sob custódia de Diana.

O título, uma referência a epígrafe do escritor inglês L.P. Hartley, indica que a recusa do presente e das cores, que causam à personagem dor como em uma enxaqueca perene, é também a tentativa da protagonista de se proteger do passado impondo fronteiras intransponíveis.

É o que vai levá-la à obsessão pelo convento de clausura.

Diana peleja com o seu segredo e o seu luto “como um animal ferido que obedece ao instinto da hibernação para recompor-se”, aponta Karina Jucá, poeta e ensaísta também paraense que assina o prefácio da obra, e acrescenta “mas o desfecho mostra que, além do acerto de contas com o passado e os seus algozes, a trama interna é ainda mais engenhosa e complexa do que supúnhamos”, conclui.

————–

Autora

Suelen Carvalho nasceu em Castanhal, no Pará, em 1982.

Mora há quatro anos em São Paulo-SP.

É jornalista e roteirista. Publicou contos em revistas literárias, antologias e um e-book infanto-juvenil.

O Passado É Lugar Estrangeiro é o seu primeiro romance.

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *