Hiroshi Bogéa On line

Licitação da Grota Criminoso é publicada

 

Diário Oficial da União do dia 11 de outubro traz o edital da macrodrenagem da Grota Criminosa, conforme havia prometido o prefeito de Marabá, ao conseguir salvar o projeto de macrodrenagem do córrego que cruza cerca de onze Folhas, ameaçado de cancelamento por diversas irregularidades cometidas pela administração passada em sua concepção técnica e jurídica.

Licitação

 

 

Macrodrenagem da Grota Criminosa beneficiará moradores das Folhas 29, 28, 20, 27, 21, 22, 15, 23, levando saneamento, drenagem e pavimentação de cerca de 30 km de ruas, com custo de R$ 50 milhões.

Quem passa diariamente sobre a Grota Criminosa, em qualquer Folha, não sabe que ela está ali firme e forte para suportar inúmeras agressões.

Grota Criminosa

Grota Criminosa é o nome que este córrego recebeu, no início dos anos 60, depois que um  leiteiro que trabalhava para João “Capataz”, retornava à fazenda deste, levando vasilhames de transportar leite, e morreu afogado ao atravessar a grota, no período invernoso, levado pela correnteza do córrego, depois que uma precária ponte sobre o igarapé  foi carregada pelas águas.

O córrego tem sua nascente depois do KM 8, área militar na saída para São Domingos, percorre boa parte da Nova Marabá até chegar à Marabá Pioneira e desaguar no rio Itacaiúnas.

Ainda na Nova Marabá, onde a “grota” é toda “habitada”, os impactos ambientais são gritantes, pessoas vivem em condições miseráveis e, o resultado é catastrófico.

Especulasse que há um projeto para cobrir a galeria, dependendo do que vai ser feito, cobrir, apenas iria esconder o problema.

Diariamente são jogadas toneladas de lixo no leito da grota, pelos próprios moradores.

Grota criminosa 5

Grota criminosa 6

Esgoto jogado na grota bem como o seu lixo vão para o rio Itacaiúnas, e aí os problemas são multiplicados.

Somente a macrodrenagem para salvar o córrego e acabar com as cheias invasoras de milhares de residências, no inverno.

As obras de macrodrenagem da “Criminosa” deverão ter início em novembro, conforme pretende o prefeito João Salame, caso o processo de licitação transcorra normalmente dentro dos prazos para homologação.

Palafitas evitam enchentes quando a grota transborda
Palafitas evitam enchentes quando a grota transborda
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *