Hiroshi Bogéa On line

Leão-de-Chácara sem farda

Em Brasília, Mário Couto (PSDB) montou seu QG pré-eleitoral de onde arremessa petardos em várias direções na tentativa de viabilizar a candidatura dele ao governo do Estado. Os recursos usados pelo senador tucano para “sensibilizar” senadores e a direção nacional do PSDB obedecem a personalidade truculenta do ex-dono de bancas do Jogo do Bicho. .

Quem conta o modus operandi de Mário Couto é um político do PSDB do Estado do Maranhão, horrorizado com o “estilo escabroso” (expressão da fonte) com que ele peita seus colegas de Senado e membros da Executiva Nacional forçando a barra para ser urgido, em oposição a Simão Jatene.

Numa lanchonete, na cidade de Imperatriz, quinta-feira, 29, o poster tomou conhecimento de lances fratricidas operados pelo ex-bicheiro. Num deles, ao celular com dirigente nacional tucano, além de marcar 30 de outubro (sexta-feira passada) como o último prazo para que o nome do candidato fosse anunciado, Couto ameaçou se desligar da legenda.

Em outras situações, apelou para o lado emotivo dizendo-se “injustiçado” por não ter o reconhecimento do PSDB nacional à atuação acabraiada com que atua na tribuna, fazendo oposição aos governos Lula e Ana Júlia.

Respeitado pela alta cúpula tucana por ser um dos mais antigos políticos da legenda no Maranhão, a fonte do blog não quista fazer nenhum juízo de valor ao desempenho de Mário Couto no Congresso Nacional, e nem sobre o nome do futuro candidato ao governo a ser anunciado brevemente.

Mas também não passou despercebido pelo poster, o entusiasmo com que o político maranhense do PDSB narrou o ultimo encontro de Simão Jatene com a cúpula do partido, há dez dias, em Brasília:

                       

Se pesquisa for o parâmetro para se medir potencialidade de uma candidatura, com sobras de segurança, o Dr. Jatene está bem na foto. Pelo menos foi isso que se discutiu com ele, semana passada.

Considerações gerais

Depois da longa conversa com o político maranhense, quase sempre solicitado pela alta cúpula do PSDB a opinar sobre decisões importante da legenda a nível de política nacional, o blog tira algumas conclusões:

1- Almir Gabriel não está querendo forçar a direção nacional do PSDB a indicá-lo candidato ao governo. Entrou no processo para tumultuar a escolha, forçando à divisão inconciliável entre Jatene e Mário Couto para que, na última hora, surja como um tertius capaz de unir o partido.

2- Até o presente momento, Almir não se apresentou à direção do PSDB como negociador autorizado e nem ofereceu o próprio nome à disputa.

3- Por carregar simbolismos bastante caros à cúpula tucana (ser um dos últimos remanescentes vivos fundador do PSDB, ao lado de José Richa, do Paraná), Almir Gabriel representa a geração de Franco Montoro e Mário Covas cujos ideários ainda servem de sustentação ao partido, em contraponto ao neoliberalismo representados por FHC e Zé Serra. Por esses motivos, a decisão da candidatura será levada numa colcha de cuidados para não ferir suscetibilidades do ex-cacique.

4- Expectativa agora é quanto ao próximo passo de Mário Couto diante de mais um prazo vencido e sem que nenhuma definição tenha sido dada à escolha do candidato ao governo do Pará. Ele vai radicalizar mesmo desligando-se do PSDB?

Há controvérsias e dúvidas tanto quanto existem nas apostas das bancas do Bicho.

Se renunciar à legenda, Couto corre o riso de perder o mandato. O PSDB pode até nem mover palha para prejudicar o mandato do ex-bicheiro, mas na ilharga dele, em Marabá, quem garante a mesma postura do primeiro suplente Demétrius Ribeiro?

5- Como bem ilustra título do livro do empresário feito suplente, “Do Alto do Coco ao Senado”, o sonho de Demétrius é receber uma carteira de senador efetivo. Quem o conhece, sabe que ele jamais perderia a oportunidade de pedir, na justiça, fidelidade ao mandato do titular do cargo.

Como dois e dois são quatro, Demétrius não aceitaria a saída de Mário Couto do PSDB sem que ele provoque uma manifestação do tribunal eleitoral.

6- Finalizando, o blog aposta abertamente que dentro da Executiva Nacional peessedebista já há definição quanto ao nome para representar o partido na disputa pelo Governo do Pará: Simão Jatene.

Para anunciá-la, estão trabalhando o momento.

Qual momento é este, ninguém sabe.

Post de 

8 Comentários

  1. Anonymous

    4 de novembro de 2009 - 14:02 - 14:02
    Reply

    Além de desagradével e arrogante, esta aberração que atende pelo nome Demetrius Ribeiro é de uma incompetencia tamanha que até uma tv e uma radio foi capaz de JOGAR NO LIXO.
    É apenas um coitado com o delirio de ser senador. Por isso o NÃO que em breve lhe será dado é algo mais do que SENSACIONAL.
    VIVA JATENE! VIVA O PARÁ! VIVA O BRASIL!
    Frederico Tostes

  2. Anonymous

    3 de novembro de 2009 - 02:01 - 2:01
    Reply

    É uma pena não se ver o trabalho do Governo do PT . Será que é por que agora não se gasta mais aquelas vultuosas cifras em propaganda? São mais de 400 escolas reformadas , que os tucanos deixaram em estado lastimável. São viaturas novas para os policiai. Obras de Saneamento e ampliação do abastecimento de água através do programa água para todos . Foram vários programas de ordem social que atingiram os trabalhadores de baixa renda , bolsa trabalho é um bom exemplo.
    Deixa pra lá, só não ver quem não quer ou quem tá acostumado a ver só pela tv no horário nobre pago com o dinheiro do contribuinte.E se o povo reclama é de barriga cheia.

  3. Anonymous

    2 de novembro de 2009 - 21:18 - 21:18
    Reply

    Desejo saber onde a Senhora Governadora esta trabalhando, neste Estado, pois o que se conhece o Estado está totalmente desgovernado por onde se anda as reclamações, são as mesmas, educaÇão,saúde,estradas,salario do funcionalismo etc…

  4. Anonymous

    2 de novembro de 2009 - 00:11 - 0:11
    Reply

    Hiroshi, voce está corretíssimo na aposta que faz com relação a ao nome de Jatene para concorrer ao governo do Estado pelo PSDB. As mais bem informadas fontes dentro e fora do partido já garantem isso, abertamente, tanto em Belém quanto em Brasília. Porém, ainda que o ex-governador não logre vitória contra Ana Júlia, que no momento investe pesado em costuras mirabolantes com lideranças de diversos partidos, Jatene já contabilizaria uma vitória impagável para o sudeste do Pará: pouparia a já tão sofrida população da desgraça de ter um Demétrius Ribeiro como seu "ilustre" representante no senado federal. Valha-nos Deus!!!

  5. Hiroshi Bogéa

    1 de novembro de 2009 - 20:50 - 20:50
    Reply

    15:38, não há nada de novo. O Ministério Público ainda não se manifestou quanto a denúncia.

  6. Anonymous

    1 de novembro de 2009 - 19:07 - 19:07
    Reply

    Eu não deveria me espantar com os comentários ressentidos dessa tucada ressentida mas infelizmente não dá pra acreditar que esse ressentimento recharça a mais pura grosseria machista. Hiroshi a Ana Júlia é a melhor governadora que esse Estado já teve é uma pena que não seja homem mas fazer o que se no PT até uma mulher supera o melhor dos tucanos.

  7. Anonymous

    1 de novembro de 2009 - 00:46 - 0:46
    Reply

    É um absurdo o senador Mário Couto querer por querer ser o candidato a governador pelo PSDB. Acho que ele deveria cumprir o seu mandato de senador, até pelo bom desempenho que está tendo no Senado da República.
    Tá na cara, tá nas ruas que o melhor nome é do ex-governador Simão Jatene, até pelo fato de não ter disputado a última eleição para que o dr. Almir Gabriel fosse o candidato, que infelizmente perdeu para essa governadora que faz uma administração pra lá de pífia.
    Não tem voto hoje, mas na eleição o uso da máquina sempre ajuda , e como, o candidato da reeleição.
    Quanto ao dr. Almir Gabriel, gostaria de ficar com a imagem de bom administrador , de bom governador, de bom político que ele construiu durante o tempo que ocupou cargo público, como prefeito de Belém, senador e governador do Estado.

    Paulo de Tarso

  8. Anonymous

    31 de outubro de 2009 - 18:38 - 18:38
    Reply

    Estamos orfãos de notícias do suposto Caixa Dois do atual Prefeito e para nós que moramos longe de nossa querida Marabá, o único meio que nos trás notícias uma vez ou outra é você Hiroshi. Por favor, dê nos notícias, nem que seja só de uma pauta.
    Abraços!!!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *