Lançado na praia concurso “Comida de Barraca”

Publicado em 8 de julho de 2014

A Prefeitura Municipal de Marabá resolveu inovar e criou mais um atrativo para o Veraneio de 2014. É o Comida de Barraca, concurso gastronômico que no final da temporada irá premiar o prato preferido pelos veranistas que frequentam a Praia do Tucunaré.

Com valor tarifado em 25 reais, os pratos que irão competir foram assinados por seis barracas inscritas: Barraca da Teresinha, Barraca do Mendes, Barraca do Pedro do Flamengo, Barraca do Martins, Barraca do Caxias e Barraca da Silvia.

Uma das mais tradicionais proprietárias de barracas da Praia do Tucunaré, Dona Teresinha, 67 anos (que serão comemorados no próximo dia 10 de junho), com trinta desses anos dedicados ao trabalho de venda de comidas e bebidas em nosso principal balneário, é uma das concorrentes.

“Trabalhei a minha vida toda na cozinha”, disse Terezinha, que participa este ano do Comida de Barraca, promovido pela Prefeitura Municipal de Marabá, evento que promete entrar para o calendário de veraneio do município.

O prato criado especialmente para estre primeiro ano se chama Carne-de-sol à moda Teresinha, que já é muito consumido pelos seus clientes e o sucesso é tão grande que ela pretende manter mesmo depois do concurso.

“Este prato está vendendo mais que o do tucunaré, que é uma preferência da maioria dos banhistas, principalmente os turistas que querem levar na lembrança algo que lembre a nossa praia”, disse. Acompanha o prato de dona Teresinha os seguintes ingredientes: Camarão, Macaxeira Frita, Alface, Limão, Cebola e a Carne-de-Sol.

Barraca do Mendes – Não tão antiga, mais já tradicional a Barraca do Mendes, também apresentou o seu prato para o concurso que o Arroz Casado Com Peixe, feito pela dona Maria Iracema, que comanda a cozinha da Barraca do Mendes. O detalhe curioso é que D.Iracema vem todo ano de Cumaru do Norte, onde mora, só para trabalhar no veraneio.

Dona Terezinha, criadora do prato.
Dona Terezinha, criadora do prato.