Hiroshi Bogéa On line

Justiça Eleitoral oficializa tempos de programas na TV/Rádio

A coligação “Todos por Marabá”, que tem o deputado Tião Miranda candidato a prefeito, terá o maior tempo para veiculação de programas na TV e no Rádio. Ao todo, 5´42″ (cinco minutos e quarenta e dois segundos).

A Coligação “Certeza de um Novo Tempo” , do candidato a prefeito Dr. Jorge Bichara, tempo de 2´03″(Dois minutos e três segundos).

Coligação “Para Reviver Marabá”, do candidato Manoel Veloso, tempo de 1´52″ (Um minuto e cinquenta e dois segundos).

E o Psol, do candidato Rigler Aragão, com o tempo de  21″ (vinte e um segundos).

No primeiro dia de horário na TV e no Rádio, sexta-feira, 26, a Coligação “Certeza de um Novo Tempo” abrirá a sequência de exibição, seguida pela Coligação “Todos por Marabá”, “Para Reviver Marabá” e, fechando o dia, o programa do candidato do Psol.

 

Tempo Inserção

 

O sorteio de ordem da veiculação do horário eleitoral gratuito foi feito pelo juiz Marcelo Andrei Simão Santos. A coligação “Certeza de um Tempo Novo” do candidato a prefeito Dr. Jorge Bichara e vice Celene Lima tirou o primeiro lugar. Na sequência ficaram as coligações “Todos por Marabá”, “Pra Reviver Marabá” e o Partido Socialismo e Liberdade.

“O processo desse sorteio é para dar publicidade à questão das inserções. Os horários são definidos pelo sistema de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral. Os planos de mídia vão ser encaminhados para as emissoras, partidos e coligações e a partir daí vão ser feitas as produções das chamadas que serão incluídas na programação”, esclareceu o magistrado Marcelo Andrei.

Devido uma sobra no tempo foi realizado outro sorteio para dividi-lo entre duas coligações, algo aprovado pelos representantes de partidos presentes. “Todos por Marabá” e “Certeza de um Tempo Novo” foram as sorteadas. Segundo o juiz Marcelo Andrei, como os horários em relação ao número de coligações não permitiu uma conta exata, houve uma sobra de tempo, possivelmente entre um minuto e um minuto e meio, para ser distribuído entre as duas coligações.

Ainda de acordo com o magistrado Marcelo Andrei Simão Santos, esse ano a principal mudança é a exclusividade da propaganda para candidatos à prefeitos em horários definidos e as inserções para candidatos a prefeitos e vereadores em horários variados dentro da programação.

A geradora do horário político eleitoral em Marabá será a RBA – Rede Brasil Amazônia de Comunicação. Uma portaria está sendo montada para esclarecer que o tipo de mídia para TV será DVD com material em formato AVI e para rádio em CD ou DVD com produtos em formatos MP3 e MP4. Todas as produções dos candidatos devem encaminhadas à geradora de segunda a sexta-feira nos horários de oito as 12 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados das oito ao meio-dia. Já os demais veículos de comunicação vão receber as inserções dos candidatos, nesse caso, vale ressaltar que a TV Liberal é a única que só aceita material em MiniDV e XDCam.

    Com informação da jornalista Kélia Santos.

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *