Em post publicado em seu Facebook, governador Simão Jatene tem esperança da siderúrgica de Marabá se tornar realidade.

Mas pede cautelas, “para evitar a reprodução de expectativas dramaticamente frustadas, como ocorreu no passado”.

Íntegra da mensagem do governador:

 

Amigas e amigos,

Nesta sexta-feira, demos mais um importante passo para a concretização de um objetivo que há muito tempo perseguimos em nosso Estado, que é a verticalização da produção do ferro, o que resultará em mais emprego, renda e, consequentemente, mais e melhores serviços prestados para a população.

Com a cautela necessária para evitar a reprodução de expectativas dramaticamente frustadas, como ocorreu no passado, assinamos um protocolo de intenções de investimentos com atribuições, deveres, direitos, etc., entre o Governo do Estado, a Vale e a empresa Cevital, que integra o maior grupo privado da Argélia e está iniciando suas atividades no Brasil investindo e apostando em nosso Estado, o que muito nos orgulha.

É claro que um empreendimento deste porte não se realiza apenas com vontade política. É necessário, sim, ter viabilidade econômica, pois envolve um volume de recursos expressivo. Desse modo, é importante que nasça entranhado não apenas nos desejos dos seus principais atores, mas no seio da própria sociedade. É importante que a população acompanhe cada etapa. Nesse sentido, há alguns meses promovemos um encontro que reuniu os investidores e representantes do município de Marabá e região, quando foram definidos os estudos à serem realizados.

Na última sexta, numa reunião com maior presença e representatividade, foram apontadas não apenas em que condições o projeto se torna viável mas, pra nossa satisfação, ficou registrado que os principais condicionamentos foram superados, restando apenas alguns detalhes para que o projeto seja iniciado.

O Estado, apesar do lamentável e grave momento vivido pelo País, vem buscando criar um ambiente favorável para as duas empresas, e faço questão de registrar e agradecer a grande flexibilidade e disposição que ambas tem demonstrado nas negociações, objetivando criar todas as condições para que a Cevital possa começar a implantar o projeto ainda este ano. Do mesmo modo, registro e agradeço a participação dos representantes de Marabá e região, e especialmente a grande presença do parlamento que tem se mostrado atento e solidário nessa questão que interessa a todos paraenses.

Amigas e amigos,

Finalizando, quero reafirmar que vamos continuar trabalhando e unindo esforços para, em breve, podermos avançar mais e dar um novo passo no rumo da verticalização mineral e dinamização da nossa economia, o que certamente contribuirá, e muito, para uma melhor qualidade de vida dos paraenses.