Hiroshi Bogéa On line

Jagunços do prefeito de Eldorado agridem e roubam equipes de Rádio e TV Record de Curionópolis

 

 

Foi tudo muito rápido.

De repente, por volta de 10 horas da manhã desta terça-feira, 1, em pleno centro da cidade de Eldorado do Carajás, dezenas de  homens saem de dentro de uma Van e começam a quebrar o veículo que transportava repórteres e radialista das emissoras de TV e rádio de Curionópolis.

Um dos jagunços, mais encorpado, corre  em direção ao cinegrafista da TV Record, que naquele momento gravava entrevista com populares criticando a administração do prefeito Genival Diniz Gonçalves (PT). Derrubando o rapaz ao chão, e depois chutando-o, o bandido arranca a câmera das mãos do profissional e sai correndo do local com o equipamento., sem que até o presente momento tenha sido localizado.

Dois crimes, ao mesmo tempo: agressão e roubo.

A confusão generaliza-se, e dezenas de populares que se encontravam em torno do veículo das duas emissoras de Curionópolis, saem correndo, temendo serem vítimas do ato insano.

A pancadaria dos jagunços tinha apenas um alvo: os profissionais da Rádio Liderança FM e da TV Record, de Curionópolis.

Uma hora antes, a equipe chegara à cidade para cobrir os roubos às duas agências bancárias, ocorridos na madrugada. No embalo da cobertura, dezenas de populares procuraram os repórteres dos dois veículos para denunciar a péssima administração de Genival Gonçalves.

Como a programação da Liderança FM penetra em quase todos os municípios da região, naquele momento o locutor do horário, no estúdio da emissora, em Curionópolis, começou a fazer chamadas das entrevistas que seriam feitas ao vivo.

Em poucos minutos, a equipe que se encontrava nas ruas de Eldorado preparando-se para iniciar a série de entrevistas com populares,  foi alcançada por um rapaz que fez a ameaça:

  – Se vocês fizerem entrevistas com o povo daqui, vamos quebrar o carro de vocês e dar porrada.

A ameaçada seria cumprida, minutos depois, quando o programa ao vivo iniciou as entrevistas. A jagunçada baixou a lenha nos repórteres, e  ainda roubou a câmera da Record.

Já se sabe que a Van usada pelos jagunços foi alugada  no entroncamento que liga as rodovias BR-155  e PA-275.

Como o poster encontra-se na  área, estamos tentando obter uma cópia da gravação do programa que registra o momento das agressões, para reproduzir aqui no blog.

Ainda hoje publicaremos mais informações sobre o ato criminoso praticado por bandidos ligados ao prefeito de Eldorado do Carajás.

Post de 

21 Comentários

  1. Anônimo

    5 de maio de 2012 - 17:57 - 17:57
    Reply

    Se estiver errado que me corrijam,Genival está no seu segundo mandato de prefeito é vem da roça,pode verificar que a classe alta e contra a sua administraçao ele é do PT. e deve dar apóio ao povo mais precisado.

  2. quem planta chuva, colhe tempestade...

    4 de maio de 2012 - 12:06 - 12:06
    Reply

    não fosse pelas palavras “louco e palhaço” o nível de debate proposto pelo comentadores Santiago e Kaik estaria de bom tamanho, pelo que seria bom que eles retirassem os termos e o Sr. Bideco colocasse os seus argumentos, até por que ele justificou a agressão aos jornalistas, e na réplica não retirou seu apoio.

    data vênia com sua permissão, Sr Hiroshi, entenderei se este comentário fou tesourado.

  3. Anônimo

    4 de maio de 2012 - 10:35 - 10:35
    Reply

    Concordo com o colega Thiago, o zé dudu não está compartilhando a indignação pelas as agressões sofridas pelos colegas profissionais, não devem baixar a guarda seja qual for a razão. os demais profissionais que não estão compartilhando esse trágico acontecimento, deve se expressar perante os meios mais acessíveis pela opinião pública, chamar a atenção das autoridades, pra que isso não fique impune e nem volte a acontecer.

  4. Thiago

    4 de maio de 2012 - 07:35 - 7:35
    Reply

    Hiroshi, me desculpe se eu estiver errado, mas cade o famoso site do zedudu que sempre ‘relata’ tudo?, cade o site da record?, da emissora?, nada versus nada, ninguém sabe ninguém viu, é deplorável. Só vi no seu blog, um de tucuruí e correio do tocantins (Marabá), aqui na região, NECA…. To achando mais deplorável isso. Tem que bater em cima, revirar Eldorado pq sempre passo ali e sem dúvida é a maior bagunça, tem sim que ir lá e mostrar tudo, inclusive o que está sendo feito pelo atual prefeito, não adianta só criticar também, tem que mostrar a ferida que há muito tempo está aberta e pelo jeito estão tentando encobrir sempre com esses atos. O ato em si deve ser julgado de forma exemplar e que isso sirva de exemplo, e que esse fato provoque alguma melhoria daquela cidade, que ao contrário do que falam, ela faz parte de nossa ‘mesoregião’, tem sua importância e não deve ser tratada como vem sendo tratada a tempos.

  5. Bideco

    4 de maio de 2012 - 00:27 - 0:27
    Reply

    Caro Hiroshi. É sempre uma satisfação participar do debate proposto pelo blog.
    Sempre tentei pautar a lógica da realidade, movida pela razão, e, em muitas situações, acompanhada pela emoção. E esse, é um debate que deve ser feito com a cabeça e não com o coração.
    Neste sentido, não posso concordar com o nível proposto pelo blog e maioria dos comentários postos. Os quais falam coisas sem a menor noção e sentido da realidade, maculando a imagem de pessoas e, em especial, do gestor municipal.
    Veja só os comentários dos srs. Kaik e Santiago. Além de agressivos, são mentirosos e sem nenhum cabimento. Desse debate não participo. Tenho conteúdo no que emito opinião, sem rancor e ódio.
    Abraço.

  6. quem planta chuva, colhe tempestade...

    3 de maio de 2012 - 18:57 - 18:57
    Reply

    extravasar o ódio apanhando??? que jeito inteligente de debater

  7. quem planta chuva, colhe tempestade...

    3 de maio de 2012 - 18:05 - 18:05
    Reply

    Anônimo
    maio 3rd, 2012 at 14:54

    “mídia, governo tucano”, pelo seu português e pelos argumentos nem precisava se apresentar como anonimo, que tal “cumpanheiro político do Genival”…

  8. Anônimo

    3 de maio de 2012 - 14:54 - 14:54
    Reply

    É muito sério, acussar pessoas sem as dévidas provas.Sabemos que no meio deste épisódio tem os opositores do prefeito Genival que se aproveitam para estravassar o seu ódio.temos que ter a certeza para podermos manifestarmos como segurança.preste atençao o que a policia e a justiça e a mídía tucano está fazendo com opositores do Governo do estado do Pará.onbserve.

  9. Santiago Junior

    3 de maio de 2012 - 08:03 - 8:03
    Reply

    “Detalhe” eles sabem que não podem mexer com vc Hiroshi, se te machucarem, vai a segurança publica da capital em peso buscar estes ratos em suas tocas, ou eles pensam que o governo iria deixar barato

  10. Santiago Junior

    3 de maio de 2012 - 07:58 - 7:58
    Reply

    Este elemento pede retratação… rsrsrsrsrsrsrsrs, de que ? A hora do cidadão de eldorado dar o troco é nestas eleições e parar de eleger pessoas sem compromisso social, sem educação e formação e que se comportam como verdadeiro marchantes da ambição. PALHAÇOOOOOO.

  11. kaik santos

    2 de maio de 2012 - 19:43 - 19:43
    Reply

    esse tal de bideco é um louco, pois sou cidadão de Eldorado e não teria motivos para bater em um profissional da imprensa por causa do prefeito que vem humilhando o povo, até pra inaugurar um pedaço de asfalto ele obrigou que todas as secretarias e seus profissionais estivessem trabalhando e devidamente uniformizados tirando-lhes o direito de desfrutar do feriado nacional do dia do trabalho e os alunos das escolas do municipio obrigados a estarem presentes e apresentarem peças teatrais musicas e outras formas de vangloriar a extraordinária obra inaugurada um verdadeiro comicio eleitoral só que no estilo do coronelismo. um cidadão de bem não age assim, esses são sim jagunços e se revoltaram porque estavam falando mal do prefeito então é óbvio que são ligados a ele. pois os cidadãos eldoradenses que amargam no descaso e repressão desse ditador veem na imprensa uma forma de expor suas angustias e descontentamentos.

  12. kaik santos

    2 de maio de 2012 - 19:19 - 19:19
    Reply

    Aqui em Eldorado é assim a lei que impera e a do mais forte, o senhor prefeito é um tremendo populista , sensacionalista e ditador cercado por um grupo muito perigoso que são capazes de tudo para continuarem recebendo seus gordos salários para simplismente estarem nas ruas e butecos ouvindo quem se manifesta contra esse prefeito e quando é presciso eles agem. tem muitos desses profissionais aqui que estão nas folhas de pagamento da educação, saude, obra, e camara de vereadores são denominados de ascessores mas seu trabalho é vigiar o povo. acho esses jornalistas devem estar combrando diariamente o resultado das investigações da policia e não devem deixar barato e que lutem com os artificios e conhecimentos que tem para colocar esses criminosos na cadeia e comprovar a ligação deles com o prefeito e que este seja punido também.

  13. anonimo

    2 de maio de 2012 - 16:49 - 16:49
    Reply

    Não acredito que tenha sido o prefeito que tenha mandado agredir os jornalistas.Infelizmente tem hora que o povo perde a paciencia de ver quem tem uma latinha (microfone) se dizer dono da verdade e em nome do dever de informar achincalhar com outras pessoas que não tem a mesma latinha para se defender.
    Aqui em Maraba mesmo tem hora que da vontade de perder a paciencia com certos locutores (Reporteres não o são) que por vontade de dirigentes de suas empresas de comunicação achincalham e denigrem a imagem de gente de bem.
    Esta e minha opinião e não sou ligado a nenhuma facção ou filiado a partido politico.

  14. Heldenir Almeida

    2 de maio de 2012 - 11:39 - 11:39
    Reply

    É por isso que nossa região não desenvolve. Continua o mesmo transporte (ou a ausência dele), a mesma falta de escolas, ruas e estradas esburacadas e sem asfalto, sáude á deriva… Tudo isso porque na maioria das cidades os prefeitos são Incompetentes, Gananciosos e Insanos E ainda tem a figura do violento. Santo Deus!
    Vergonha, Tristeza e Desalento acompanham a nossa política.

  15. quem planta chuva, colhe tempestade...

    2 de maio de 2012 - 11:17 - 11:17
    Reply

    “o que acabou provocando a reação de populares que não concordaram como os mesmos se referiam em relação ao município de Eldorado.”
    Não só aqui em Marabá, mas também no município vizinho tem os que misruram tudo pra ver se enganam, senão veja;
    “Populares” que saem de uma vã e agridem fisicamente a imprensa e depois fogem?
    Fosse uma injustiça, não poderiam estes “populares” usarem os microfones para fazer o contraditórios?
    “Se referiam em relação ao município de Eldorado.”???!!! Ao município não, a administração municipal, matreiramente os experts em enganação misturam a figura geralmente incopetente ocupante do cargo com município.
    Graças a Deus a imprensa tem chegado a estes rincões e demonstrar quem tem afinidade com a democracia ou que se usa dela para chegar lá e depois jogá-la na lata do lixo para exercer seu jeito peculiar de fazer acontecer

  16. Pé di ferro

    2 de maio de 2012 - 07:42 - 7:42
    Reply

    Políticos desta conduta, representada por esse Genival, deve ser banido do convivio da sociedade, se ele ordena um atentado como este a uma equipe de reporter, sabendo que os mesmo sao profissionais guerreiros, que mesmo sob ameacas jamais se calarao.
    Agora imaginem o que sao capazes de fazer ao cidadaos comuns, que na maioria das vezes se calam com medo de um mau maior? Tenho nojo desse e de outros politicos que agem com principios de ditadores, o Sr. Genival deveria ser expulso nao so da pefeitura como tambem da cidade ele e sua corja!
    Sou militante do (PT) e espero que esse partido que fez a mudanca positiva de nosso país, puna com rigor esse incompetente (Genival)

  17. Caetano santana

    2 de maio de 2012 - 06:43 - 6:43
    Reply

    No melhor estilo “Levindo Emerique”, trata-se da figura patética do ex-prefeito de Jacundá, que costumava resolver suas pendengas no pugilato ou no “pombo sem asa”. Ridiculo este comportamento deste prefeito marginal.

  18. Bideco

    2 de maio de 2012 - 04:53 - 4:53
    Reply

    Caro Hiroshi.

    Em relação a matéria, prefiro comentar quando o poster fizer a retificação da mesma, pois, o publicado não condiz com os fatos. Tanto em relação a afirmação “jagunços do prefeito”, quanto a postura dos “reporteres” da rádio liderança e record.
    Portanto, acho adequado buscar informar primeiro para depois publicar.
    Aproveito a oportunidade para convidar o digníssimo Hiroshi a visitar o município de Eldorado, bem como os órgãos da administração muncipal e poder legislativo para conhecer as demandas do município, mas também os feitos pela gestão do prefeito Genival durante seus, pouco mais de, 3 anos de governo.
    É interessante enfatizar aqui a postura nada imparcial do liderança fm, o que acabou provocando a reação de populares que não concordaram como os mesmos se referiam em relação ao município de Eldorado.
    Abraços.

    • Hiroshi Bogéa

      2 de maio de 2012 - 09:02 - 9:02
      Reply

      Bideco, aqui não será retificado coisa nenhuma. A ação dos marginais foi digna de jagunços encomendados pelo prefeito. Os fatos ocorridos foram checados por mim. Outra coisa: a população jamais iria atacar repórteres em defesa de uma administração que está deixando muito a desejar. Eu mesmo escuto críticas contundentes a gestão do Genival, quando paro na cidade para conversar com populares. Os jagunços saíram de uma van previamente orientados a atacar os profissionais de imprensa, que foram avisados, entes, do risco que corriam caso entrevistassem o povo. Não condeno o teu esforço em defender o prefeito, agora não vem aqui insinuar que o post cometeu algum equívoco. O problema está é aí na prefeitura, tanto que o povo de Eldorado não livra a cara do prefeito.

  19. Anonimus

    1 de maio de 2012 - 23:13 - 23:13
    Reply

    é curioso mas ja perceberam que em ano eleitoral aumentam o numero de roubos a bancos.huuuuuuuuuuuuummmmmmm…

  20. Eldorado

    1 de maio de 2012 - 20:32 - 20:32
    Reply

    Lamentável. Houve um tempo, aqui em Marabá, que exercer a profissão de jornalista na cidade, era um risco considerável. No final dos anos de 1970, depois nas décadas seguintes, meu chefe de reportagem, Anselmo Gama, a cada viagem que fazíamos para cobrir reportagens no sudeste paraense, não faltavam recomendações de cuidado com fulano, com os membros de tal família, não confie no delegado, vá com calma.. Nos dizia Gama Velho, grande amigo dos seus repórteres.
    Agora, taí, de novo, as notícias prá la de lamentáveis. Espero que o Sindicato dos Jornalistas em Belém, tome providências.Um dia quebram o braço de uma repórter, no outro, paus mandados roubam equipamentos e agridem colegas, blogueiros são mortos, ameaçados, processados por aqueles com medo da transparência. Da luz forte dos fatos e da notícia. Como vampiros, eles querem sangue..
    Agenor Garcia
    jornalista

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *