No município de Itupiranga, localizado a 40 km de Marabá, o ano de 2023 terminou com muitas conquistas na área de saúde pública.

Em verdade,   foi um ano para ser comemorado diante das marcas positivas batidas pela administração do prefeito Benjamin Tasca (MDB).

Orçado em aproximadamente R$ 9 milhões de reais para reforma e ampliação, o novo Hospital Municipal segue com suas obras em franca evolução.

Depois que a parte física do hospital estiver totalmente concluída, a prefeitura de Itupiranga investirá R$  10 milhões de reais na aquisição de  móveis e equipamentos, oferecendo à população maior estrutura, e uma unidade de saúde dentro dos parâmetros técnicos recomendados pelo Ministério da Saúde.

“Certamente, Itupiranga terá um hospital  mais espaçoso, humanizado, visualmente aconchegante e com uma estrutura médica capacidade para atender com segurança a população do município”, diz o prefeito Benjamin Tasca.

Atendimento da população em posto de Saúde.

O novo Hospital Municipal terá o dobro da estrutura do antigo hospital, saindo de 30 para 60mleitos, com salas maiores, iluminação natural e arejadas.

Uma das conquistas a ser comemorada é a nova Maternidade, dotada de três enfermarias, sendo uma delas com banheira aquecida entre 36ºC e 37ºC.

“Nesse tipo de parto”, explica o secretário de Saúde de Itupiranga, Antônio Helder Tavares Cruz, “o ambiente fica à meia luz; e o pai ou o acompanhante, pode ficar junto ou até mesmo dentro da banheira apoiando a futura mamãe. Certamente, um atendimento revolucionário na área de saúde, humanizando o momento sublime de uma criança vir à luz”, diz.

Segundo Helder Tavares, “o  parto na água morna é muito vantajoso, aumenta a irrigação sanguínea, diminui a pressão arterial, relaxa os músculos e alivia as dores das contrações, facilitando a saída do bebê”.

O novo Hospital Municipal oferecerá à comunidade uma Sala de Urgência e Emergência bem mais ampla e isolada, com privacidade e segurança para os profissionais focarem exclusivamente no paciente.

Outra aquisição importante são as novas  salas para análises clínicas, RX, ultrassom, colposcópio, endoscópio, além do anexo com salas de esterilização, almoxarifado, lavanderia, copa/cozinha, refeitório, guarita, morgue (necrotério) e descarte adequado para resíduos sólidos.

Na parte externa, a nova unidade de saúde de Itupiranga disponibilizará amplo estacionamento.

O prefeito Benjamin Tasca trabalha com a data do mês de julho para entregar o novo Hospital Municipal de Itupiranga.

 

 EQUIPES MÉDICAS TRIPLICADAS

Médicos que compõem o programa Saúde da Família, atendendo em Itupiranga.

Outra conquista a ser comemorada durante todo o ano de 2013 foi o crescimento extraordinário do número de equipes médicas do programa Saúde da Família,  desde 1º de janeiro daquele ano.

Itupiranga possui 12 unidades de saúde (espaço físico), na Atenção Básica, sendo onze postos de saúde e um posto fluvial.

Das doze unidades, somente cinco possuíam equipes compostas por médicos, dentistas, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

 

Distribuição das equipes médicas por unidade de saúde

Sete unidades, das doze, não tinham nenhum equipe de saúde. Alguns tinham enfermeiros, dentistas, mas médicos, não!

Ou seja, o município possuía apenas cinco médicos distribuídos em cinco unidades de saúde, das doze existentes.

Ou seja, sete faltavam ser cobertas por equipes de saúde.

E a Unidade Fluvial, nem funcionando estava.

 

Portanto, na saúde de Benjamin Tasca foi triplicada, de fato, o número de médicos da atenção básica.

Pelo programa Mais Médicos do Ministério da Saúde pactuado com o município, a gestão  atual completou o quadro de quinze médicos, contratando mais dez profissionais, e renovando contratos dos cinco que já existiam.

Os quinze médicos disponibilizados foram distribuídos nas doze unidades de saúde, sobrando três equipes de saúde.

Essas três equipes que “sobraram” foram distribuídos nos distritos de Cajazeiras e Cruzeiro do Sul e no bairro do Muritão, precisamente no Cesmuc (Centro de Saúde da Mulher e da Criança), na sede do município.

Ou seja, estes três postos de saúde passaram a ter duas equipes  cada um, para atender a alta demanda.

Trocando em miúdos, a gestão de Benjamin estruturou o município com equipes médicas em todos os doze postos de saúde.

No mês de dezembro de 2023,  Prefeitura de Itupiranga pagou espontaneamente 50% do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, fato inédito em Itupiranga.

Paralelamente, a prefeitura, junto a Câmara Municipal, aprovou uma lei que, a partir de 2024, obriga o poder público do município a pagar, todo mês de dezembro, como incentivo, 100% do piso salarial de 126 agentes comunitários e 32 agentes de combate a endemias.

Ou seja, esse procedimento é como se a prefeitura pagasse um décimo-quarto salário à categoria.

Na imagem em destaque, imagem aérea do novo Hospital Municipal em fase de conclusão.