Itaguatins (TO) recebe balsa de buriti com muita animação

Publicado em 19 de abril de 2013

 

 

Luiz Carlos 2

 

A população de Itaguatins (TO) recebeu, no final desta tarde de sexta-feira, 19,  a balsa de buriti, que partiu ontem de Estreito (MA), com destino a Marabá.

A recepção calorosa à balsa ocorreu no porto principal da cidade, com  moradores ribeirinhos saudando os viajantes e demonstrando enorme curiosidade em saber detalhes da viagem que refaz o mesmo percurso dos desbravadores do Tocantins, no início do século XX.

Ontem, ao partir de Estreito, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies, e a presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foram recepcionados pelo prefeito daquele município,  Cícero Neco Morais, o “Cicin, juntamente com outras autoridades locais.

Na oportunidade, o prefeito de Estreito entregou a Luiz Carlos Pies a bandeira daquele município (foto acima) para ser hasteada, na balsa, ao lado das bandeiras de Marabá, Carolina e as demais representações de municípios que serão aportados pela balsa.

Amanhã cedo, a balsa deixa Itaguatins com destino a Imperatriz.

 

Luiz Carlos, vice-prefeito de Marabá, e Júlia Rosa, ptresidente da Câmara: saudação aos dois símbolos municipais, na hora da partida da balsa de Estreito.
Luiz Carlos, vice-prefeito de Marabá, e Júlia Rosa, presidente da Câmara: saudação aos dois símbolos municipais, na hora da partida da balsa de Estreito.
Embarcando sacos de milho e arroz, como faziam os antepassados.
Embarcando sacos de milho e arroz, como faziam os antepassados.

 

Luiz Carlos 5

 

Luiz carlos 16

 

Luiz Carlos 12
Descendo o Tocantins ao sabor da correnteza do rio

 

Luiz Carlos 17
Domando a correnteza à força de dois remos, na popa

 

População de

 

População de Itaguatins recepciona chegada da balsa
População de Tocantinópolis recepciona chegada da balsa

 

Correnteza de São Sebastião assusta

Quando a balsa chegou à correnteza São Sebastião, em frente a cidade de Itaguatins, a força das águas do rio assustou os doze integrantes da balsa.

Como nas últimas 72 horas o nível do rio baixou bastante no entorno daquela região, a correnteza estava mais forte do que supunha a tripulação.

Para que a balsa descesse com total segurança, uma pequena lancha conduziu a embarcação de buriti pelo canal mais apropriado.

Membros da Casa da Cultura, entre eles algumas mulheres, viveram momentos de intensa emoção passando ao largo de grandes pedras, empurrados fortemente pela força da corredeira.

As fotos abaixo mostram o momento de descida na Corredeira de São Sebastião.

SÃO SEBASTIÃO  (2)

 

SÃO SEBASTIÃO  (1)

SÃO SEBASTIÃO  (3)

 

SÃO SEBASTIÃO  (5)

 

 Nota do blog (NB):  Fotos são de autoria do craque Helder Messias,que acompanha a balsa como repórter fotográfico, e dirigindo imagens para um documentário que a VídeoV irá produzir.