Hiroshi Bogéa On line

Instituto acertar divulga primeira pesquisa na pré-campanha eleitoral de Marabá

 

O Instituto Acertar, de Belém, liberou na manhã desta sexta-feira, 5, a primeira pesquisa realizada no período pré-eleitoral de Marabá.

Registrada no TRE sob número  PA-01280/2016, a pesquisa foi realizada no período de 29 a 31 de julho, com margem de erro de 4% sobre os resultados gerais da pesquisa,

Foram entrevistadas 636 pessoas.

A pesquisa foi contratada em Belém por  Santos & Santos Advogados Associados, que tem como um dos sócios o advogado Mauro Santos.

A seguir, Pesquisa Espontânea, com índices de rejeição dos candidatos.

Acertar 1

 

Na primeira simulação, com a apresentação de um cartão circular com o nome de todos os possíveis pré-candidatos a prefeito de Marabá, Tião Miranda obteria 49,3% da preferência dos eleitores, contra 9,3% de Dr. Manoel Veloso, 6,2% de João Salame, 5,7% de Jorge Bichara e 5,2% de Pastora Suely. Seguidos de Zefera com intenção de voto de 3,8%, Dr. Adailton 3,1 e de Toni Cunha com 2,1%. Os votos brancos e nulos somariam 6,6% e 8,5% encontram-se indecisos.

Acertar 2

 

Em um segundo cenário testado, levando em conta a hipótese da saída de Tião Miranda e João Salame, os resultados demonstram que teríamos variações significativas em relação ao que foi apresentado no cenário I.

Neste caso, o pré-candidato Dr. Manoel Veloso obteria 20,7% da preferência dos eleitores (+11,4 pp em relação ao índice obtido no cenário I) contra 10,2% dos que preferem Jorge Bichara (+4,5 pp em relação ao índice obtido no cenário I), 8,4% de Pastora Suely (+3,2 pp em relação ao índice obtido no cenário I), 8,2% de Dr. Adailton (+5,1 pp em relação ao índice obtido no cenário I), 5,7% de Zefera (+1,9 pp em relação ao índice obtido no cenário I) e 4,4% de Toni Cunha (+2,3 pp em relação ao índice obtido no cenário I).

Os dados demonstram, para este cenário, que 21,6% dos eleitores votariam branco/nulo e 20,8% responderam que estão indecisos.

Para este terceiro cenário, justifica-se o elevado índice de votos brancos e nulos e eleitores indecisos, principalmente em decorrência do desconhecimento dos nomes apresentados, ou seja, à medida que o processo eleitoral for divulgado esses indicadores tendem a reduzir de forma acentuada.

Acertar 3

 

Em um terceiro cenário testado, levando em conta a hipótese da disputa da eleição ficar entre dois nomes os resultados demonstram, neste caso, que o pré-candidato Tião Miranda obteria 58,2% da preferência dos eleitores contra 17,0% dos que preferem Dr. Jorge Bichara. Os dados demonstram, para este cenário, que 11,8% dos eleitores votariam branco/nulo e 13,0% responderam que estão indecisos.

Acertar 4

 

No quarto cenário testado no levantamento– com a hipótese da saída da candidatura de Tião Miranda, teríamos o seguinte resultado: Dr. Manoel Veloso subiria cerca de 11,0 pontos percentuais, registrando 31,6% dos votos. Dr. Jorge Bichara ganharia aproximadamente 10,0% pontos percentuais e ficaria com 20,2%.

Neste terceiro cenário, o percentual de entrevistados que pretendem votar em branco/ nulo/ em ninguém perfaz 23,8% e 24,4% mostram-se indecisos.

Para este cenário, os eleitores de Tião Miranda tende a migrar para Amarildo, que absorveria 41,7% dos votos de seus eleitores e Dr. Jorge Bichara ficaria com 13,2% de seus eleitores pró Tião Miranda. Ainda considerando apenas os eleitores de Tião, 24,2% votariam em branco/nulo e outros 20,8% não saberiam em quem votar.

Acertar 5

 

 

Atualização às 12:46

 

Blog publicará ainda análise feita pelo Instituo Acertar sobre o potencial de cada candidato.

E, posteriormente, pesquisa para vereador de Marabá, cujo relatório já se encontra na mão do blogueiro.

Post de 

8 Comentários

  1. Serv público

    6 de agosto de 2016 - 12:49 - 12:49
    Reply

    Esclarecendo meu comentário anterior,não me referi a Saleme e sim ao NAGIB pois muitos eleitores vão deixar de votar no Tião por causa dele.

  2. Serv público

    6 de agosto de 2016 - 08:02 - 8:02
    Reply

    Tião tendo apoio de Salame e Nagib,ja perdeu meu voto pois pensei que iríamos nos livrar desse CANCER NAGIB,que sempre esteve mandando na secretária de SAÚDE desde a gestão do Maurino.

  3. airton

    6 de agosto de 2016 - 07:30 - 7:30
    Reply

    Para este cenário, os eleitores de Tião Miranda tende a migrar para Amarildo, que absorveria 41,7% dos votos de seus eleitores e Dr. Jorge Bichara ficaria com 13,2% de seus eleitores pró Tião Miranda. Ainda considerando apenas os eleitores de Tião, 24,2% votariam em branco/nulo e outros 20,8

    Esse trecho aí cima é de que estou falando, vejam, que consta o nome de um candidato (AMARILDO) que sequer conhecemos, pesquisa furadíssima essa, tradicional COLA COPIA

  4. Crítico bem realista

    5 de agosto de 2016 - 22:03 - 22:03
    Reply

    Dando uma olhada nestas candidaturas a prefeito de marabá e sem dúvidas é um verdadeiro show de horrores. Estes candidatos deveriam ter vergonha de se candidatar pois não têm a mínima competência e experiência administrativa para gerir uma organização com milhares de servidores. Alguns que já foram gestores e secretários municipais de várias pastas já mostraram que não têm a mínima competência para administrar nem um tipo de organização, quanto mais uma prefeitura com milhares de servidores. E não falei nem a respeito da má fé nas intenções de alguns candidatos que visam exclusivamente interesses próprios. Mas para um país que já teve como presidentes um grupo de generais despreparados, que já teve Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e Temer, não me admira o show de horrores que é a eleição para gestor municipal.

  5. ELHO ARAÚJO COSTA

    5 de agosto de 2016 - 21:27 - 21:27
    Reply

    Espero que o escritório de advocacia saiba que o valor da multa varia entre 50 e 100 mil reais para pesquisas irregulares. O PSOL possui candidato em que foi excluído dessa pesquisa fraudulenta. Elho Araújo Costa, Assessor Jurídico do PSOL Marabá. OAB/PA 24.056.

  6. Djalma Guerra

    5 de agosto de 2016 - 19:59 - 19:59
    Reply

    Estes pseudos instituto de pesquisas de Belem não merecem crédito.

  7. Carlos Maia

    5 de agosto de 2016 - 18:33 - 18:33
    Reply

    Estamos aguardando a pesquisa para vereador !!!

  8. airton

    5 de agosto de 2016 - 13:51 - 13:51
    Reply

    esse amarildo aí é o bezerra? Nem sabia que ele era candidato a prefeito…

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *