Dificilmente, o setor guseiro de Marabá voltará a funcionar com a potencialidade mostrada na primeira década do século XXI.

Previsão é do Diretor Administrativo Financeiro da Ibérica, Lucivaldo Sozinho.

O executivo do grupo espanhol respondeu , por escrito, a diversos veículos de comunicação de Marabá – inclusive a este blog – contatados pela jornalista Aretha Fernandes, para abordar temas que envolvem o Distrito Industrial de Marabá, e, claro, boatarias dando conta  de suposto fechamento da usina guseira.

Lucivaldo garante que a Ibérica não tem em seu planejamento previsão de desativação da planta industrial de Marabá.

“Nossa convicção está baseada em decisões que tomamos tempos atrás, ao adaptamos nosso volume de produção ao poder de absorção de nossos produtos e passamos a operar um alto forno ao invés dos três até então”, explica.

A previsão sombria do executivo da Ibérica de que dificilmente o Distrito Industrial de Marabá voltará a operar como grande fomentador de emprego e renda se baseia em alguns fatores.

“A baixa qualidade do minério fornecido pela Vale, com alto teor de Fósforo (P), limita muito as possibilidades de distribuição do gusa produzido em Marabá. Mas a principal restrição é a disponibilidade e o preço do carvão. Outras matérias primas alternativas, baseadas no consumo do gás, ocupam hoje o espaço que um dia pertenceu ao ferro gusa”, esl]clarece o executivo.

Trocando em miúdos: acabou-se o tal “Eldorado” da produção guseira em terras paraenses.

Em relação aos compromissos em atraso com seus fornecedores, Lucivaldo revela a continuidade do programa de ajustes financeiros da Ibérica

“A Ibérica está na última fase da recuperação judicial e está cumprindo integralmente os compromissos assumidos em seu Plano de Recuperação Judicial com seus credores. O plano foi homologado pela Justiça em março de 2011. Em setembro de 2014, a empresa requereu formalmente o encerramento do processo, não havendo pendência ou reclamação de seus credores”, explica.

Nas palavras do Diretor Administrativo, a Ibérica está em dia com os pagamentos de todos seus fornecedores de serviços e materiais