Hiroshi Bogéa On line

HIV: homens e mulheres em proporções iguais

 

 

O que era apenas previsível há menos de cinco anos tornou-se realidade: o número de portadores de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), vírus da AIDS, em Marabá e municípios próximos está praticamente na mesma proporção para homens e mulheres. No período de 1º de janeiro a 31 de julho surgiram exatos 104 novos soropositivos, sendo 53 homens e 51 mulheres contaminados.

Agora, a região coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) sediado em Marabá, e que compreende outros 12 municípios, tem 913 pacientes cadastrados com HIV. Do total de casos novos surgidos este ano, 57 são de Marabá e 47 dos outros municípios. Considerando o total de marabaenses infectados, 28 são do sexo masculino e 29 do sexo feminino. No ano de 2010, esse placar foi 76 homens para 67 mulheres.

No mesmo período de 2010 foram detectados 94 casos de HIV, havendo um crescimento nos últimos sete meses superior a 100%. Em se comparando com todos os casos surgidos em 2010 (143), percebe-se que 2011 deverá superar o período anterior.

Para esclarecer a população acerca do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, por exemplo, o CTA realizou 14 campanhas educativas este ano, na zona urbana e rural. Especialmente aproveitando datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Dia dos Namorados e outras.

Nessas campanhas são proferidas palestras, distribuídos preservativos e material educativo, além de testagem rápida de HIV, que este ano, já resultaram em milhares de exames.

Fonte: Secom

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *