Heróis da resistência

Publicado em 24 de setembro de 2007

O pouco do que resta da Reserva Padre Josino, paraíso ambiental encravado em um assentamento implantado na antiga Fazenda Bradesco, em Conceição do Araguaia, deve ser creditado a uns abnegados que lutam desesperadamente para salvar a reserva povoada de lagos maravilhosos. As denúncias de que a extração de pau-brasil, ainda existente na área, é o principal alvo de grileiros e empresários do ramo madeireiro, não são nenhum novidade na região. Este blogger mesmo, em 2005, realizou duas reportagens para o Diário do Pará repercutindo o problema.
Naquela ocasião, depois de três dias percorrendo a imensa reserva de 30 mil hectares, reproduzimos, inclusive, depoimentos de antigos agricultores ali domiciliados, testemunhos da guerrilha do MR-8, cuja trilha teve inicio a partir de Conceição até chegar em Xambioá, no Bico do Papagaio.
O Lago Três Bocas é um dos achados mais emocionantes da Reserva Padre Josino, infelizmente, dois anos depois, com fortes indícios de estar perdendo sua piscosidade.
O Lajeiro do Cadena é outro ponto lindo, com suas grutas e cavernas (foto) extraordinárias.
Pena que os órgãos exclusivamente criados para manter o equilíbrio e a integridade dessas áreas – Ibama e Sectam -, nada fazem para impedir a consecução de crimes contra a natureza.