Hiroshi Bogéa On line

Helder pode decretar lockdown no Pará. 50 já morreram em casa de Covid.

Em entrevista nesta manhã de domingo, 3, a GloboNews, o governador do Pará, Helder Barballho (MDB), revelou que com o colapso do sistema de saúde já há registro de aproximadamente 50 mortes em domicílio no Pará, adiantando que vai avaliar a taxa de isolamento do estado até terça-feira (5) para decidir se decreta ou não lockdown (bloqueio total).

“Não tem justificativa para que as coisas não sejam mais rápidas. Eu tenho cobrado da minha equipe. O fato é que há 10 dias, a gente tinha uma média de cinco óbitos em domicílio. E nesse momento estamos chegando a 50 óbitos em domicílio. Estamos buscando desburocratizar essa processo, dialogando com a prefeitura de Belém, dialogando com os médicos, com a equipe legista, para que seja mais rápido”, disse sobre a liberação de corpos pelo Serviço de Verificação de Óbito da Sespa.

Na última sexta-feira (1º), Helder já havia dito que poderia adotar medidas mais drásticas, como utilizar a força do Estado, para garantir o isolamento social.

Ele se pronunciou em um vídeo nas redes sociais, após um aumento de 160% nas mortes por Covid-19 em uma semana no Pará.

No Brasil, apenas o governo do estado do Maranhão decretou o lockdown. O governador do Pará não explicou como a medida deve funcionar no Pará, mas disse que o plano para execução está pronto.

“Todas as pesquisas apontam que nós ficamos entre 45% e 50% de isolamento. Isso é muito baixo. Na última sexta, fiz um último apelo. Estamos na fase de conclusão de um projeto com bastante restrição, indo no caminho do lockdown. Não serão medidas para o estado todo. Serão medidas para as cidades que já apresentam um percentual amplo de contaminação. Hoje 18 municípios do estado representam mais 95% dos casos da Covid-19 no Pará”, completa o governador.

De 24 a 30 de abril, a capital paraense pulou de 51 para 138 óbitos. A prefeitura da cidade, que é epicentro da pandemia no estado, determinou o fechamento do comércio não essencial apenas desde a última segunda-feira (27).

Post de 

2 Comentários

  1. paulo victor monteiro

    3 de maio de 2020 - 21:49 - 21:49
    Reply

    Este governador colhe o que plantou, fez tudo errado, e joga a culpa no isolamento.
    O sogro dele, é que está com toda a razão.

  2. jr

    3 de maio de 2020 - 17:46 - 17:46
    Reply

    Quais serâo os Municípios do lockdown ?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *