Quem acompanha o avanço das obras de macrodrenagem da Grota Criminosa, igarapé que corta o Núcleo Nova Marabá de ponta a ponta, até desaguar no rio Itacaiúnas, quase na confluência deste com o rio Tocantins, entende a importância do investimento para mudar a história urbana e habitacional da cidade.

Em sua primeira fase, a macrodrenagem da grota beneficiará, diretamente, moradores das Folhas 23 e 26, além de espraiar seus benefícios para demais Folhas, à montante da obra, reduzindo os riscos de alagamento de residências, durante o período invernoso.

Trabalho fotográfico aéreo encomendado pelo blog dá ao leitor a verdadeira dimensão do tamanho do empreendimento, e seu estágio atual.

Encontra-se neste ponto, o avanço das obras, sentido Velha Marabá.
Encontra-se neste ponto, o avanço das obras, sentido Velha Marabá.

Blog 2

Blog 3

Blog 4

À direita, observem a Grota Criminosa correndo  em largura estreita. Com a conclusão da obra, águas descerão pelo talude concretado, até o varjão que se forma abaixo da Vila Miliar Castelo Branco.
À direita, observem a Grota Criminosa correndo em largura estreita. Com a conclusão da obra, águas descerão pelo talude concretado, até o varjão que se forma abaixo da Vila Miliar Castelo Branco.

Blog 6

À direita, Folha 23. À esquerda, Folha 26, que terão todas  - exatamente todas - as suas ruas pavimentadas.
À direita, Folha 23. À esquerda, Folha 26, que terão todas – exatamente todas – as suas ruas pavimentadas.

Blog 8

Blog 9

Blog 10

Blog 11

Blog 12

Blog 13

 

Trabalhadores fazem a armação de ferro das paredes e do talude principal, para posterior concretagem
Trabalhadores fazem a armação de ferro das paredes e do talude principal, para posterior concretagem

Blog 16

Grande parte da macrodrenagem já recebeu concretagem
Grande parte da macrodrenagem já recebeu concretagem

Blog 18

Blog 19

Blog 20

Blog 21 Blog 22 Blog 23

 

Nesta primeira etapa do cronograma, estão sendo feitas escavações na área que corresponde a 50% do projeto de implantação do canal para escoamento da água da chuva. A camada de concreto no leito da grota começou a ser instalada  há dois meses.

O projeto está orçado em R$ 49.734.358,16 e prevê, além da macrodrenagem da Grota Criminosa, drenagem, tratamento de esgoto e pavimentação de todas as ruas das folhas 23 e 26, e a instalação da rede de tratamento de esgoto na folha 32.

Ao todo, três frentes de serviço estão em andamento.

A primeira etapa de canalização da grota deve ser concluída até janeiro.

Já nas folhas 23 e 26 estão em execução os serviços de drenagem e terraplanagem das ruas. A pavimentação está prevista para começar a ser executada em dezembro deste ano.

De acordo com o engenheiro responsável pela macrodrenagem,  Jaime Pessoa, o cronograma de obras foi montado levando em conta as mudanças climáticas da região, e caso não haja variações, até março de 2015 podem ser entregues 25% de serviços concluídos.

O sistema de canalização da grota terá 580 metros e será executado em duas etapas, ficando a última para o ano que vem.

As redes de distribuição de água das folhas 23 e 26 também serão implantadas em 2015, com início previsto para fevereiro. Entretanto, o engenheiro garante que a execução das obras no período chuvoso não comprometerá o resultado, pelo contrário, deve acelerar o serviço.

A ordem de serviço de toda a obra foi dada ainda em dezembro de 2013, mas os serviços preliminares de limpeza só puderam iniciar após a desapropriação da área, finalizada no primeiro semestre deste ano. A construtora responsável por toda a obra tem até junho do ano que vem para concluir os trabalhos. Até lá, devem ser gerados até 150 empregos diretos no setor.

Para execução da obras, a prefeitura desapropriou parte da área, cadastrando ainda  58 famílias que foram remanejadas do local.

Devido à situação de risco a que eram expostas, a maioria delas foi beneficiada com casas nos residenciais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Destas, quatro que não se enquadraram no perfil do programa recebem o aluguel social. Aquelas que comprovaram posse dos imóveis ainda serão indenizadas.