Grande público comemorou festejo junino

Publicado em 2 de julho de 2014

Junino

O festejo junino 2014 encerrou neste domingo (29) e foi um sucesso de público, que lotou a arena montada às proximidades da Colônia Z-30, na orla de Marabá.

O incentivo do governo, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), resgatou a disputa entre bois bumbá, assim como ampliou a participação de grupos de quadrilha e os tradicionais itens dos festejo junino, como a miss caipira.

Entre as quadrilhas, a disputa foi acirrada entre os participantes dos Grupos A e B pelo título de 2014, que empolgou o público presente nos sete dias apresentação.

Junina

 

Na disputa do Grupo A, a vencedora foi a Fogo no Rabo, que recebeu a nota 89,90 do corpo de jurados; em segundo, ficou a Sabor Marajoara, com 89,60; e em terceiro, Jevac, com 89,40.

Aliás, a disputa pelo terceiro lugar foi acirradíssima e resolvida através de critérios técnicos, já que três quadrilhas ficaram empatadas. Amor e Sedução, Jevac e Sedução Junina alcançaram a mesma pontuação. Após avaliação do corpo de jurados, a Jevac foi confirmada na terceira colocação.

Do Grupo B, a campeã foi Arrastão, com 89,5; em segundo Titanic, com 87,3; e em terceiro lugar, Moleca sem Vergonha, com 87,00. Arrastão e Titanic ascenderam para o Grupo A do ano que vem.

Na categoria mirim, a vencedora foi a quadrilha Amor Perfeito; em segundo lugar ficou a Arrastão do Amor; e em terceiro a Sereia do Norte.

Na disputa entre os bois bumbá, o vencedor foi o Brilho da Noite, que levou o tricampeonato; em segundo ficou o Estrela Alva; e em terceiro, o Senador.

No concurso de miss caipira, a vencedora foi Kemylle Kristielle Santana; em segundo, Wellem Cristina Barbosa.

Na avaliação do secretário de Cultura, Cláudio Feitosa (que entrega premiação na foto abaixo), além de premiar os melhores grupos folclóricos, o grande mérito do festejo junino deste ano “foi a inclusão na programação de grupos tradicionais da cidade, como a festa do Divino”, que durante anos foram esquecidos. Assim, o festejo junino de 2014 foi mais uma oportunidade para fomentar a cultura e resgatar as tradições culturais do município, que estavam fora das programações por falta de apoio das gestões passadas.

Junino 2