Duas primeiras pesquisas liberadas apontam Jatene à frente de Barbalho

 

Quatro pesquisas foram registradas, para Governo do Pará.

As duas primeiras chegadas ao emeio do blog, mostram o candidato do PSDB, Simão Jatene, à frente de Helder Barbalho (PMDB).

Os institutos Doxa, BMP, iVeiga e Ibope já concluíram processamento dos números colhidos, apresentando resultados distintos – alguns até com diferença bastante fora da curva.

A seguir, o resultados das duas primeiras pesquisas liberadas.

 

DOXA

PESQUISA DOXA APONTA JATENE NA FRENTE NO SEGUNDO TURNO

 

A uma semana da eleição para o segundo turno na disputa para o Governo do Estado do Pará, o governador Simão Jatene aparece na frente da disputa. De acordo com a pesquisa Doxa realizada em todo o estado do Pará pelas seis mesorregiões (Metropolitana, Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas, Sudoeste e Sudeste), na pergunta espontânea, em que não é apresentado o nome dos candidatos, o atual Governador Simão Jatene obteve 47,3% e Helder Barbalho 41,3% das intenções de voto. Na pergunta estimulada Jatene sobe para 49,0% e Helder atinge 42,3%. Brancos, nulos e indecisos somam 6,4%.

 

Em se tratando de votos válidos que é como o T.R.E calcula os votos dos candidatos, Simão Jatene fica com 53,7% e Helder Barbalho 46,3%.

 

Na corrida presidencial, Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados no Pará. Aécio Neves está com 47,3% e a presidente Dilma com 46,2%. Brancos/nulos e indecisos somam 6,5%. Em se tratando de votos válidos, Aécio está com 50,6% e Dilma 49,4%.

Serviço:

A pesquisa foi registrada no T.R.E sob o número PA-00048/2014

Foram entrevistados 2.000 eleitores, a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado final. Intervalo de confiança é de 95%.

Período de coleta: 13 a 16 de outubro de 2014.

Pesquisa eleitoral do tipo quantitativo categórico, aleatório e estratificado domiciliar por cotas de sexo e idade, área geográfica detalhamento feito com amostragens mediante aplicação de questionários estruturados, levando em consideração parâmetros eleitorais, tendo como universo (total) o eleitorado do Estado do Pará, dividido pelas seis Mesorregiões: Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Metropolitana.

Nota do Blog: os números da Doxa, para Presidente da República, são a grande surpresa da pesquisa.

Pela primeira vez, Dilma estaria correndo risco de perder a eleição num Estado do Norte, pelos números do instituto.

ESPONTÂNEA

Espontânea Doxa

 

ESTIMULADA

Estimulada Doxa

 

VOTOS VÁLIDOS PARA GOVERNADOR

Válidos Doxa

 

VOTOS VÁLIDOS PARA PRESIDENTE

Válidos Presidente Doxa

 

———————-

Pesquisa BMP

Pesquisa amostral quantitativa do tipo probabilística estratificada em cotas proporcionais de: zona de residência, gênero, faixa etária, escolaridade e condição econômica, (perfil observado nas estatísticas do IBGE e TSE), com idade de 16 anos e mais, representativas da população residente dos principais municípios das seis (6) mesorregiões, considerando plano amostral desenhado em três estágios;

 O 1º estágio consistiu em selecionar os principais municípios no contexto de cada mesorregião do Pará, observando representatividade mesorregional de no mínimo 50% em cada mesorregião;

O 3º estágio consistiu em selecionar probabilisticamente eleitores nas áreas territoriais dos municípios selecionados, observado perfil socioeconômico, registrados em estatísticas do TSE e IBGE, em relação aos atributos de: zona de residência do eleitor, sexo do eleitor, faixa etária do eleitor, escolaridade do eleitores e condição econômica do eleitor (essas proporções segundo mesorregiões estão expressas neste relatório, slides 15 a 20).

 Os resultados finais aqui apresentados em nível estadual foram ponderados pelos respectivos pesos mesorregionais.

Tamanho amostral de 2.500 Eleitores, delimitado segundo parâmetros estatísticos de: P e Q = 50%; Intervalo de Confiança de 95,5% e Erro Amostral Teórico de: ± 2,00% em nível estadual.

 Abordagem direta (face a face), do tipo domiciliar, somente com eleitores aptos a votar nas eleições de 2014, com domicílio eleitoral no município amostrado, residentes em todos as zonas (urbana e rural) dos municípios selecionados, observando o perfil socioeconômico presente nesses municípios.

 Emprego de questionário com perguntas estruturadas e abertas (estimuladas e espontâneas), considerando critérios de: fácil entendimento e preenchimento, minimizando ao máximo o tempo disponibilizado pelo respondente. As perguntas estimuladas de intenção e rejeição de voto utilizou círculos com os nomes de todos os candidatos, sem ordem de apresentação dos mesmos, de modo a não induzir as manifestações do eleitor consultado.

 As entrevistas foram supervisionadas e auditadas, e posteriormente submetidas a crítica de consistência das respostas, para posterior aprovação e processamento de resultado. Esse processo de controle resultou na provação de 2.500 questionários.

A coleta dos dados ocorreu no período de 13 a 17 de outubro de 2014.

 Esta pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PA 000051/2014, de 13.10.2014, com autorização legal para divulgação pública a partir do dia 18.10.2014.

 Outras informações técnicas e o questionário da pesquisa estão disponíveis no sitTSE em Pesquisas Registradas do dia 13.10.2014 em nome de Bureau de Marketing e Pesquisa Ltda.

Espontânea BMP

 

Estimulada BMP

 

Estimulada Presidente

 

Presidente Espontânea BMP

 

Rejeição BMP

 

Blog publicará até o final do dia pesquisas iVeiga e Ibope, tão logo sejam liberadas.