Gestores e usuários debatem gestão da saúde

 

Dezenas de prefeitos e secretários de saúde do Pará participaram de reunião de trabalho com o Ministério da Saúde (MS), na tarde dessa sexta-feira (21), em Belém. A iniciativa teve por objetivo estreitar a relação entre gestores federais e municipais, para qualificar e ampliar os serviços públicos na área da assistência primária.

Diego Castro Alonso Silva, coordenador do Departamento de Atenção Básica do ministério, apresentou uma série de programas e projetos do Governo Federal voltados para o setor, esclareceu sobre as lacunas deixadas pelos gestores municipais que mais inviabilizam o acesso deles a recursos para a saúde e ouviu de cada um as principais necessidades locais.

O orçamento deste ano para a área é de R$12,7 bilhões e, para 2012, estão previstos R$14,3 bi, informou o coordenador. Em quatro anos, os recursos para custeio em atenção básica deverá crescer 60%. Diego expos as metas do MS com relação a uma série de programas, como o de Requalificação das Unidades Básicas, que deve alcançar 9.500 unidades até 2014, a partir do cadastramento feito pelas prefeituras. O coordenador também falou sobre os programas de Melhoria do Acesso e da Qualidade e o Saúde da Família.

O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) ajudou no processo de realização do encontro de trabalho com o ministério e reiterou que este é um compromisso natural do mandato com as cidades paraenses. O presidente estadual do PT, João Batista, também esteve presente.

 

Informação: Ascom parlamentar