Hiroshi Bogéa On line

“Gente Importante” não é apenas uma escola. É uma referência regional

Quando este blogueiro foi às primeiras vezes à Escola Gente Importante, em Marabá, deixar e buscar meu amado neto Arthur, algo de novo se mostrava aos olhos.

Isso foi lá pelo ano 2015.

Dava para perceber de cara a atenção de todos no recebimento e entrega das crianças, o clima positivo que pairava  em cada ambiente, cercado de coordenadoras e professores aplicados no tratamento aos alunos.

Passados  cinco anos, uma volta à escola constata o quanto continua impecavelmente atualizada e cada vez mais conquistando  a simpatia e o gosto dos pais de crianças.

A Escola Gente Importante, especializada em educação infantil, foi fundada em 1999.

Depois de vinte e um anos de seu surgimento, a escola cada vez mais se supera,  demonstrando o quanto o aprendizado qualificado faz as crianças interagirem  pedagogicamente.

 

– “A escola surgiu da experiência e do ideal da professora Ivonete (Gonçalves Silva), minha esposa, que  sempre sonhou em atuar na formação educacional de crianças “, conta  Cleriston Pereira da Silva (foto acima), um dos idealizadores da unidade educacional, ao lado da companheira.

 

Os dois, Cleriston e Ivonete não arredam pé.

Acompanham tudo, atentos, observando detalhes de tudo o que ocorre ao seu redor.

E também não se descuidam em atualizações, sempre que podem e surge um calendário de reciclagem.

A própria  Ivonete Gonçalves Silva (foto) é quem conta.

 

-“Eu sempre sonhei e desejei construir e desenvolver um projeto de Educação sério, competente e importante -,  que fizesse a diferença para as crianças que dele participassem. Um dia, eu e meu marido, decidimos: vamos construir uma escola que seja referência no futuro”.

E acertaram.

Dá gosto percorrer a escola, observar a criançada feliz em sala de aula, solta, leve, socializando experiências, no início de suas vidas.

Uma escola cercada de cores  e sons.

Das salas, ouve-se sons de animais imitados pelos pequenos. Prática de pintura, colagens, músicas, histórias, verdadeiros projetos pedagógicos compatíveis ao nível de desenvolvimento cognitivo das crianças.

Molecotes em seus dois anos sendo estimulados a desenvolver a coordenação motora fina, a contar numerais até 10, a reconhecer as vogais, as letras do alfabeto, a ouvir e pronunciar palavras até então desconhecidas para eles.

Numa sala de aula de Educação Infantil, no período da tarde, oito alunos e alunas brincam animadamente com as “tias” Fernanda, Ivonete e Rozilda.

Ivone Lima Pereira (na foto com alunos e a colega Rozilda dos Santos), ao lado da colega  Fernanda Reis, reflete sobre  a importância da educação infantil.

– A educação infantil enfrenta uma série de desafios em nosso país. O primeiro deles está relacionado à sua importância em si, uma vez que o entendimento de muitos é de que esta primeira fase serve apenas para a criança aprender a “brincar”. No entanto, ela é muito mais do que isso. A educação infantil pode fazer uma grande diferença na formação intelectual, social e até profissional da criança. Isso porque é nesse momento que os pequenos estão recebendo informações que servem como auxílio para a aprendizagem da leitura e da escrita. Aqui na Escola Gente Importante, todas nós educadoras e  dirigentes, damos muita atenção a isso”, diz a educadora.

 

No mesmo sentido, a professora Fernanda Reis (foto abaixo com alunos), cercada de pequenos que a abraçam efusivamente, conclui o pensamento da colega.

 

-“Da mesma forma que os professores, as escolas devem estar aptas para receber as crianças. A Escola Gente Importante tem feito seu dever de casa, atualizando-se, adotando práticas modernas pedagógicas, ou seja, adotando as melhores práticas para auxiliar o desenvolvimento da criança”, explica a professora que está deixando a escola para dedicar-se a um projeto do marido, fora de Marabá.

Substituta de Fernanda, a professora Rozilda dos Santos destaca  como valores da Escola Gente Importante não apenas a questão pedagógica.

 

– “A escola também tem outros detalhes que precisam ser levados em conta, como a estrutura física e a organização dos espaços, os recursos e atividades utilizadas. Além disso, observamos que os donos da Gente Importante se preocupam muito em proporcionar equipamentos adequados à faixa etária, avaliações periódicas e a formação e experiência da equipe docente”, relata a jovem professora.

 

O blogueiro ficou curioso em saber porque a escola  oferece ensino somente até a quarta série do Ensino Fundamental, além de Educação Infantil.

Ivonete Gonçalves Silva, idealizadora da excelente unidade educacional, prontamente explica:

– “A opção de trabalhar somente com as séries iniciais do Ensino Fundamental, até a 4ª série,  se relaciona com a opção pela qualidade, e pelo trabalho mais individualizado que estão  diretamente ligados ao tamanho da escola e à possibilidade de uma relação mais próxima com nossos alunos e suas famílias. Também  em uma escola menor é possível  ter uma equipe mais afinada e mais estruturada em torno de objetivos comuns.  Para isso, contemplamos estudo, planejamento e acompanhamento  com reflexão da prática do professor e do desenvolvimento dos alunos. Além disso, oportunizamos constantemente  aos nossos professores e comunidade educacional, cursos de atualização e aperfeiçoamento”.

 

Uma das maiores preocupações da direção da escola é com a segurança das crianças.

Cleriston  da Silva  coordena o trabalho de receber e entregar as crianças aos pais.

Como se todos os alunos fossem seus filhos, ele não tira o olho, tanto na portaria quanto nas dependências da escola.

 

– “Em verdade, tenho a responsabilidade de pai ao me preocupar tanto com a segurança de nossos alunos. Tenho sempre alguém a me ajudar, auxiliando na portaria, porque nosso dever é protege-los   durante todo o período em que se se encontram na escola. Segurança,  pra nós aqui,  é palavra muito valorizada”, conta .

Na área Administrativa,  o jovem Rudson Machado Peralte (foto acima)  é um cuidadoso servidor da organização corporativa  da escola, atendendo prontamente pais que buscam documentos ou  fazer cumprir seus deveres de clientes.

Rudson tem acompanhado o crescimento  da Escola Gente Importante e sentido o carinho que pais de alunos dispensam à qualidade da unidade educacional.

 

– “Graças a Deus temos conseguido cumprir as metas estabelecidas pela direção da escola. A partir de uma proposta inicial, o trabalho foi sendo construído e enriquecido, dia a dia, ano a ano, definindo melhor sua cara e seu jeito, a partir da contribuição de vários  professores que foram passando pela escola e aqueles que fazem parte da equipe”, conta o jovem gerente da área administrativa.

 

A pedagoga Estefânia Lima Pereira (foto abaixo) é uma apaixonada pela profissão.

Vive intensamente seu tempo dentro da Escola Gente Importante.

E ela tem uma explicação para tanta paixão ao oficio que exerce prazerosamente.

 

– “Ser professor é manter-se apaixonado por sua profissão, pelo seu trabalho e orgulhoso de sua dedicação! E o segredo de tudo isso é estabelecer uma parceria na qual,  ambos professor/aluno, aprendam e cresçam juntos.  Para mim não existe coisa mais prazerosa e interessante do que conviver com uma criança. Quantas e quantas vezes, nós, professores de Educação Infantil, ficamos rindo à toa de ver e ouvir as tiradas dos pequenos? Quantas vezes estamos preocupados ou tensos com alguma situação e, aí, chega uma criança, te dá um abraço apertado ou pede colo e você deixa para pensar naquele problema mais tarde? Qual outra profissão tem tantas outras pessoinhas disputando para sentar do seu lado? Então, isso para mim é a importância de trabalhar na Educação Infantil”.

Estefânia entende também, como outras colegas, que Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da  criança.

 

-“ É nessa fase que a criança começa a experimentar o mundo fora do núcleo  familiar, faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz  várias descobertas em todas as áreas do conhecimento. A Educação Infantil é um alicerce -, e é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida”, diz a educadora, feliz com o que faz na escola.

É assim que o nível de qualidade elevado da “Gente Importante”  pode ser medido: o amor dos professores pelo que fazem.

A Escola Gente Importante  obedece rigorosamente à Política Nacional de Educação Especial exigida pelo governo.

A responsável por essa área é a pedagoga  Gonçala Castro que explica como o programa é aplicado.

 

– “Para cumprir o Atendimento Educacional Especializado da escola, desenvolvemos recursos e adaptações necessárias para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia”, relata.

Dessa forma, a escola pode ser inserida entre aquelas que cumprem  integralmente suas ações de inclusão.

A GI é franqueada do Sistema Positivo de Ensino que oferece serviços cuidadosamente pensados para que a escola conveniada tenha acesso a uma metodologia de qualidade e consistente desde a Educação Infantil.

A  direção da Escola Gente Importante leva muito a sério, também,  o papel da orientadora pedagógica.

Cristian Moraes é a Orientadora Pedagógica  da unidade educacional, atividade que exerce com muito rigor.

 

– “Aqui na Escola GI,   Orientadora Educacional na Educação Infantil, assim como as demais etapas da educação básica, tenho a responsabilidade de ajudar no processo de planejamento do currículo escolar auxiliando os professores no dia a  dia de suas funções,  sempre atento às necessidades e dificuldades dos alunos, atendendo e conversando  atender e conversar com os pais sobre o desenvolvimento de seus filhos no decorrer do ano”, diz.

Como se pode concluir, tudo na Escola Gente Importante é tocado com extremo profissionalismo e muita paixão pela atividade desenvolvida.

Resultado dessa extrema dedicação de dirigentes, professores e demais profissionais da escola é a construção de uma unidade educacional referência em Marabá.

Por isso,  é uma gostosura observar toquinhos de gente ainda de fralda, poucas palavras no vocabulário, mochilinha nas costas e uniforme tamanho PPP, zanzando alegremente pela quadra da escola ou em seu parque de diversão.

O filho que mal deu os primeiros passos já está vivendo intensamente os primeiros dias de aula.

De tão qualificada, a Escola Gente Importante virou referência.

Se algum casal  acha que já  chegou a hora de levar seu filho de dois anos  à escola, não precisa andar muito em Marabá.

É fundamental que você tenha plena confiança na escola,   aquela que combina com a família e com a criança.

A Escola Gente Importante une tudo isso,  fazendo a sua história a cada ano, a cada dia,  em um novo desafio, se construindo, construindo vidas.

SERVIÇO:

Escola Gente Importante

Folha 17  Quadea 02 Lote 8 a 10

Nova Marabá   

Contato – (94) 3321-8799.

 

Time de professores  Educação Infantil

 

Angela Maria Sousa da Silva

Fernanda Teixeira Mota

Ivone Lima Pereira

Rozilda dos Santos.

Adriana Souza

Celyane de Novais Lima

Estefânia Lima Pereira

 Gardenia Martins Rocha

Marcela dos reis

Maria Luciene Silva Chagas

Fernanda Santos dos Reis

Marcila Aguiar

 

Time de professores Ensino Fundamental:

 

Adriana Ferreira Silveira

Valéria Oliveira

Adriana Guterres.

Luana Pétuly e Silva Magalhães

Ana Caroline dos Santos Oliveira

 Maria Elicleia Almeida Santos

Damiana Ferreira Magesck

Rayllane  Matos

Post de 

4 Comentários

  1. Marcela

    5 de março de 2020 - 22:21 - 22:21
    Reply

    Escola nota 1000! Amo a filosofia desta instituição! Nossa escola faz a diferença em Marabá.

  2. Eurídice S. De Azevedo da silv

    4 de março de 2020 - 18:14 - 18:14
    Reply

    Moro no Rio de Janeiro e através do meu neto e da minha nora conheci esta Unidade de Ensino. Tenho acompanhado meu netinho através de fotos, vídeos e áudios dele. É surpreendente como ele está se desenvolvendo, apesar de seus 2 anos e do pouco tempo que estuda nesta escola.
    Sempre vejo seus trabalhinhos e tenho gostado da forma como se constroe o conhecimento junto com a criança. Ele vai feliz pra escola e gosta de estar lá na companhia dos colegas e das professoras. Parabenizo as equipes administrativa e pedagógica pelo trabalho de excelência que realizam.

  3. Clislene Vieira

    4 de março de 2020 - 12:21 - 12:21
    Reply

    Ótima escola , em todos aspectos!
    Eu e meu esposo estamos muito contente com atendimento , e desenvolvimento que nosso filho apresenta a cada dia.
    Recomendo a todos!
    Parabéns equipe Gente Importante! ☺️

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *