Gavião Kyikateje: opositores fazem retratação

Publicado em 29 de fevereiro de 2012

 

 

O blog acaba de receber emeio enviado por Dragão Apakoga com nota intitulada “Retratação”, pedindo a retirada do post “Comunidade Gavião quer Zeca prestando contas”,  bem como a foto na qual apareciam alguns  membros da comunidade que fazem oposição à atual diretoria da Associação Indígena Gavião Kyikateje (pronuncia-se Krikategê) -,  alegando “mal entendido”.

 

Diz a nota:

 

Retratação

Gostaríamos de comunicar sobre a nota “Comunidade Gavião quer Zeca prestando contas”

Sobre a questão de um mal entendido..  o que aconteceu internamente… nos gostarimaos de colocar.. sobre essa questão… e  pedir desculpa, por não termos  explanado  direito…  não  foi bem  assim  somos um povo unido e mesmo com a nossa diferenças.. queremos respeitosamente.. pedir sobre a interpretação..  sabemos que  seremos comprendido por todos..  por  gentileza camarada  hiroshe,  sabemos da sua originalidade  das  materias,  mas queremos retratar,,  acredito que seremos atendido um forte abraço.. agradecemos  a  compreenssão..

 

 

Muito bem, feita a retratação, esclarecemos:

A exclusão de posts de nossa publicação é fato raro, justificada por alguma informação comprovadamente improcedente (muitas das vezes corrigida com atualização)  ou decisão judicial. No caso, não houve nenhuma das situações.

A nota é  originária de informações repassadas ao pôster pelos próprios silvícolas envolvidos no episódio, portanto, permanecerá, intacta.

A foto, não!

Direito de imagem, é sagrado: já foi  excluída.

A publicação da chamada “retratação”, em verdade, é consequência da mão de ferro desabada sobre cabeças de menor porte, exatamente aquelas que fazem oposição a Zeca Gavião, sob a benção do cacique Kokrenun. Consta que nas últimas 24 horas após publicação do post, registrou-se caça as bruxas na Aldeia Mãe Maria, no Km 40 da BR-222, onde situa-se a comunidade Indígena Gavião Kyikateje.

————————-

Atualização às 17:23

A nota de “retratação” corrobora aquela máxima engraçadinha, e, ao mesmo tempo, indecente:  “quem tem… tem medo”.

————————

Atualização às 17:27

Índio  bloga no Hiroshi!

O post serviu também para comprovar a audiência do blog. Engana-se quem pensa haver interesse pela blogosfera apenas na cidade.

Um dos índios envolvidos no episódio contou instantes atrás que o ponto de internet na aldeia não deu para quem quis. A galerinha ligadona no Blog do Hiroshi.

Mesma audiência registrada na sede da associação Kyikateje.

O blog do HB virou mesmo mania estadual!!!