Quem informa é  a repórter Benigna  Soares:

 

Resultado de uma visita recente do jornalista americano Kevin Raub ao Pará, uma reportagem no site oficial da revista de bordo da companhia aérea LAN (http://www.lan.com/onlyinsouthamerica/) destaca a gastronomia paraense a partir da experimentação e aprovação do cardápio dos principais espaços de gastronomia de Belém, Marajó e Tapajós. A reportagem, publicada no início deste mês, também descreve os principais pontos turístico das três regiões turísticas.

Kevin veio entre os dias 10 e 14 de abril ao Pará, a convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do escritório da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) em Nova York. Na capital paraense, o jornalista visitou pontos turísticos da cidade, como os complexos Feliz Lusitânia e Ver-o-Peso, Museu do Estado do Pará e Mangal das Garças, entre outros. Na reportagem, ele desperta a atenção do leitor para o mais típico dos pratos paraenses, açaí com peixe frito.

A matéria enaltece ainda o famoso tacacá da Dona Maria e o chocolate artesanal produzido pela Dona Nena, na ilha do Combu. Também são destaque receitas do chef paraense Paulo Martins, servidas no Restaurante Lá em Casa, e o menu do Remanso do Peixe, além dos sabores sui generis da cervejaria Amazon Beer, famosa pelo aproveitamento de frutos amazônicos, como o açaí, cupuaçu e bacuri para a produção de cervejas, entre outros sabores típicos.

No Tapajós, Kevin Raub visitou Santarém e as vilas de Alter-do-Chão e de Belterra, onde conheceu a comunidade de Fordlândia, que fica a doze horas de barco da cidade. Ele descreve para os leitores o cotidiano do local, que mantém ainda hoje características da arquitetura de estilo americano, herdada do Ciclo da Borracha, iniciado na Amazônia, ali mesmo em Belterra, pelo empresário americano Henry Ford, pai do fordismo e de um modelo industrial que revolucionou o mundo, em meados do século XX.