Funcad provê arte para crianças e adolescentes em Marabá

Publicado em 11 de agosto de 2014

 

imagesCriada há doze anos, em Marabá, a Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (Funcad) é uma entidade que proporciona educação por meio do esporte e do ensino da música para 300 crianças e adolescentes de 04 a 17 anos de idade no bairro Amapá, na periferia de Marabá, além de atender também a outros bairros da cidade. Sustentada por doações, tais como a da SINOBRAS, que reverte mensalmente um recurso, a entidade busca novas parcerias para a melhoria e ampliação do atendimento.

Aulas de violão, contrabaixo, teclado, instrumentos de sopro, bateria, musicalização infantil, karatê e futebol estão na grade de atividades disponibilizadas aos atendidos.  Segundo a pedagoga Rosane Jardim, que é Diretora Tesoureira da instituição, a intenção é aumentar cada vez mais o atendimento com novas atividades para que, assim, o objetivo de resgatar crianças do risco social, finalidade principal da Funcad, seja atingido. “Além do trabalho junto às crianças, nosso desejo também é envolver as famílias, pois de nada adianta darmos base de educação com valores para as crianças dentro da instituição se a realidade em suas casas é outra”, afirma a educadora.

Responsável por formar músicos em Marabá que hoje estão em bandas como do Corpo de Bombeiros, a Funcad ainda mantém a Banda Shalon, que formada por 20 componentes, faz apresentações na cidade e em municípios vizinhos. Depois de alguns meses sem atividades, o trabalho da banda está sendo retomado, prova disso é que no próximo dia 22 deste mês fará apresentação no município de Canaã do Carajás.

Atualmente a instituição conta com oito colaboradores que atuam na administração, e destes, sete são assalariados. De acordo com o Pastor Lucas Nunes de Souza, Diretor-Secretário da Funcad, apesar das dificuldades e do trabalho árduo é uma satisfação poder proporcionar educação às crianças e adolescentes na instituição. “Eu sempre fui apaixonado por crianças e o que a gente faz ainda é pouco diante da necessidade delas”, finalizou.

Para mais informações sobre a Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (Funcad) o  telefone  da instituição é (94) 3324-1378.