Hiroshi Bogéa On line

Fórum convoca músicos e profissionais da área

 

 

Nesta terça-feira, 14, o Fórum Permanente de Música-PA se reúne,  no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP) para eleger seus novos representantes.

Na ocasião, o músico, jornalista e produtor Elielton Nicolau Amador, representante do estado no Colegiado Setorial de Música do Minc fará uma palestra sobre as últimas mudanças no cenário político cultural brasileiro, esclarecendo os músicos sobre esse novo panorama.

Já a cantora e produtora Gláfira Lobo, ex-membro da Executiva do Fórum Nacional de Música (FNM), vai falar sobre quem são os quadros que hoje tem poder nessa que é uma das mais importantes instâncias de debate sobre a música, como funciona e quais os temas recorrentes nas discussões.

Além dos debates, os dois membros do FPM-PA vão dar início ao processo de sucessão eleitoral abrindo a vez ao empoderamento de novas lideranças e novos quadros que vão representar o Pará nessas instâncias de debate. Os membros pedem a participação de todos os músicos, técnicos e demais profissionais do setor para discutir o desenvolvimento dessa área no Estado.

Há sete anos, quando o Ministério da Cultura, sob a gestão do músico e compositor Gilberto Gil, começou a organizar o Plano Nacional de Cultura (tornado Lei em dezembro de 2010 e a espera de regulamentação) fóruns estaduais, listas de discussão e circuitos como o Fora do Eixo começavam a se organizar sob o incentivo do governo ou por iniciativa própria nos setores culturais. A música foi um desses setores que mais demonstrou avanços nessas discussões a na busca de soluções políticas para uma crise de mercado que se iniciou depois da popularização dos meios de comunicação digitais que permitiam o compartilhamento de arquivos pela Internet.

Foram criadas câmaras e, depois, colegiados setoriais, que através da participação da sociedade organizada, levaram demandas ao Estado para a elaboração de políticas públicas. No Pará, o Fórum Permanente de Música é a via institucionalizada que define as representações do setor para participar das listas e das reuniões presenciais em nível nacional que defendem os interesses do estado e da região nas instâncias de consulta como o Colegiado Setorial de Música e o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) que devem ser renovados neste ano de 2012.

A reunião  ocorrerá no auditório do Instituto de Artes do Pará e contará com a participação de Sônia Massoud,  gerente de artes cênicas e musicais do IAP, e de Delson Cruz, representante regional do MInc.

O IAP fica localizado na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré, em Belém.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *