Flona Tapirapé Aquiri e Rebio Tapirapé comemoram 25 anos

 

A Floresta Nacional Tapirapé Aquiri e Reserva Biológica Tapirapé,  Unidades de Conservação localizadas dentro do território de Marabá, estão completando 25 anos, agora em 2014.

Geridas pela ICMBio, autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, a gestão das  referidas unidades está buscando aproveitar a  data simbólica para promover as UC’s em nível regional e nacional, com enfoque especial em Marabá.

Objetivo central é que a sociedade local abrace as áreas protegidas como o mais importante patrimônio ambiental do Município.

O projeto Salobo de mineração de cobre está situado no interior da FLONA Tapirapé Aquiri.

Além da importância econômica, a UC possui uma extrema relevância ambiental.

Os castanhais mais importantes da região estão localizados no interior da UC, a mesma possui ecossistemas endêmicos (únicos no mundo) e constitui com as demais UCs que compõe o Mosaico (5 Unidades de Conservação Federais), a maior área de floresta amazônica continua do Sudeste do Pará, totalizando aproximadamente 1,2 milhões de hectares.

Dentre as atividades previstas para a programação de aniversário, destaca-se a realização, no período de 23 a 26 de abril,  de expedição cientifica/fotográfica pelo trecho do Rio Itacaiúnas que corta as unidades e se encontra praticamente intangível e de belezas cênicas exuberantes.

Além da expedição, destacam-se outras atividades a serem realizadas dentro da programação de aniversário das unidades.

Entre algumas, realização de reunião do Conselho Consultivo das Flona Tapirapé Aquiri e REBIO Tapirapé, confirmada para o dia 7 de maio, a partir das 08:00 da manhã,  no auditório da UNIMED Sul Do Pará.

Referido conselho é composto por instituições não governamentais e governamentais nas esferas municipal, estadual e federal.

Nessa reunião será dada posse aos novos conselheiros e abordado temas polêmicos como a situação da compensação ambiental de projetos minerários da empresa VALE no interior da unidade.

Agendada, também, solenidade comemorativa dos 25 anos das UC’s a ser realizada no dia 07 de maio a partir das 19:00 hs no auditório da UNIFESSPA campus I

Programação consta ainda de Exposição Fotográfica que percorrerá diferentes pontos de Marabá a partir da primeira quinzena de maio.

Este evento apresentará o trabalho do renomado fotógrafo João Marcos Rosa, que registrou com maestria as belezas cênicas da FLONA Tapirapé Aquiri e Rebio Tapirapé.

Para quem não sabe, João Marcos Rosa se dedica à fotografia desde 1998, documentando principalmente a cultura e a natureza brasileira. Fotografa para a revista National Geographic Brasil desde 2004. Seus trabalhos também já foram publicados nas edições Brasil, Espanha, EUA e Alemanha.

Como aperitivo, divulgaremos aqui no blog a partir de hoje, imagens que serão apresentadas no referida exposição – como essa do Gavião Real (Harpia harpyja), uma das espécies bandeira da Unidade de Conservação.

Foto: João Marcos Rosa
Foto: João Marcos Rosa