No ano em que o Estado do Pará comemora 20 anos do Programa Estadual de Incentivo à Cultura,   a Fundação Cultural do Pará (FCP) festeja o recorde de 616 projetos aprovados para ganharem recursos pela Lei Semear,.

Publicada no Diário Oficial na última sexta-feira, 10,  a  lista final de projetos do Semear 2024 revelou a marca extraordinária de mais de seiscentos  proponentes aprovados e que agora estão aptos a receberem  certificados para a busca pelo patrocínio de empresários, que vão ter abatimentos no imposto.

“Essa marca extraordinária ratifica o comprometimento do governo do estado com a cultura paraense ao seguir mantendo investimentos históricos em recursos de incentivo à pesquisa e à experimentação artística, bem como o apoio à produção cultural paraense”, celebra o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

O aumento foi de  35% de novas inscrições!

“Isso representa um crescimento extraordinário, com o registro de muitas inscrições vindas de municípios do interior. Em verdade, já temos mais do que o dobro de inscrições fora da capital do Estado e isto é um marco grande pra gente que carrega a bandeira da interiorização das ações culturais de nossA Fundação”, orgulha-se Thiago (foto)

Expectativa do dirigente da FCP é de que em 2025, novos recordes sejam quebrados.

No ano que vem, Thiago Miranda tem a expectativa de que o sarrafo vai subir mais ainda, com a  expectativa de que a Alepa aprove,  na LDO,  a elevação no repasse do  valor do subsídio cultural para R$ 25 milhões, culminando, então, com mais um recorde batido.

“Essa proposta já está dentro da LDO-2025 que foi encaminhada à Assembleia Legislativa para sairmos de  20 para R$ 25 milhões. A cada ano, os segmentos que fomentam a cultura paraense estão ganhando mais apoio, e as  metas do Governo do Estado de  cada vez mais espalhar ações culturais na capital como no interior do Estado, sendo cumpridas, ”, diz o presidente da Fundação Cultural do Pará.

O contentamento do presidente da FCP se estende a partir do entendimento de que a interiorização das ações culturais, com recursos subsidiados, avança a cada ano.

“Os recursos proporcionados pela Lei Semear a pequenos e médios produtores alimentam a cena da cultura paraense, além de movimentar a economia. O Semear completa 20 anos com fôlego para continuar sendo referência de instrumento de fomento e valorização cultural não só no Pará, mas no Brasil”, disse o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Veja       A Q U I     a relação dos projetos aprovados da Lei Semear.