Principalmente na política, é assim: uma mexida de pedra altera todo o curso do processo.
Em Parauapebas, fatos indicavam que a disputa pela prefeitura seria polarizada entre as candidaturas de Darci Lermen (PT) e Bel Mesquita (PMDB), com esta apoiada por uma forte coligação.
Pode não ser mais.
O empresário Valmir “da Integral” (PTB), pessoa respeitada na cidade pela dimensão honesta de seus negócios que empregam cerca de 1.500 pessoas, decidiu mesmo oferecer seu nome à análise do eleitorado. Está tão inclinado a este propósito que já montou diversas equipes para o planejamento da campanha.
O decidido posicionamento de Valmir muda todo o processo eleitoral, encorajando, de cara, o desejo de Darci lutar por mais quatro anos de mandato, já que as oposições divididas hipoteticamente o beneficiam.
Até a semana retrasada, havia fortes indícios de que Bel Mesquita receberia o apoio do empresário e do pastor Fenelon Alves Sobrinhos (PSC), pastor-comandante da Assembléia de Deus, e influente liderança local.
O fato, por si, merece aplausos. Além de decisão corajosa, a pré-candidatura de Valmir da Integral, se confirmada, permitirá ao eleitorado de Parauapebas visualizar outra opção de escolha.
William Bayerl
11 de junho de 2008 - 05:31Salve Hiroshi,
boa noite!!!
Imagino que a união entre Bel e Valmir para essas eleições seria a semente de um poderoso grupo político.
Bel se recente de lideranças que possa representar seu grupo à altura, podendo assim haver diversas opções de candidaturas.
Sinto que a deputada já se sente a vontade como uma liderança política de nossa região e precisa deixar representantes atuando no município enquanto ela faz o trabalho de articulação nas circunvizinhanças e seu Valmir talvez seria o melhor nome para isso.
Essa situação só ñ acontecera agora pq a Prefeitura de Parauapebas é estratégica para qq projeto futuro e o único nome em condições de desbancar o poder da máquina é o dela.
Concordo com quem disse que às vezes a melhor forma de andar para frente é dando alguns passos para trás.
Anonymous
8 de junho de 2008 - 13:49Meu caro Hiroshi.
Tem um fato importante nessa discução toda. O senhor Lermen precisa mais do que nunca unir o PT, que hoje está totalmente divido e num encontro recente do partido baixou um resolução em torno do vice, se não for o Pastor Moisés dp PSC, sairia com chapa puro sangue.
Decisçào essa confirmada na ultima quinta feira em reunião do diretorio do partido.
O racha é claro dentro do Partido, tudo porque o grupo do Darci, (Fontana, Margalho, Milton, A. Neto e Jorginho) resolveram isolar o diretorio de qualquer assunto relacionado com alinças, coligaçao e vice.
Acho que daqui até o dia da convenção a coisa vai pegar dentro ddo PT.
Anonymous
8 de junho de 2008 - 13:41As informações do senhor Ronaldo procede, o Vereador Massud está doidinho pra cai no colo do Darci. O senhor Walmir não tem apoio do PTB que está na mãao do Massud, e existe fortes rumores de já, já o PTB fechar com o PT, com o Walmir de Vice.
Anonymous
8 de junho de 2008 - 12:39Em Parauapebas dizem que Valmir da Integral tem em mãos uma bomba, uma representação pronta com todas as provas, contra DARCI LERMEN e sua esposa ODILZA LERMEN, trata-se um processo licitatório, em que a empresa do empresário foi derrotada pela WHITE TRATORES, do conhecido BRANCO. Os documentos, notas fiscais, mostram que BRanco teria presenteado tanto DARCI como sua esposa com uma L200 e com um carro da Ford, o que garantiu polpudos contratos com a WHITE TRATORES.
Anonymous
8 de junho de 2008 - 12:33Ao decidir por firmar sua candidatura, o empresário Valmir da Integral, evita que Parauapebas fique sem opção nas eleições de outubro, evita que a escolha se reduza entre o sujo e o mal lavado, entre DARCI e BEL, entre PT e PMDB.
Parauapebas merece mais um opção!
Aliás, se continuasse entre DARCI e BEL, apenas, o mês das eleições municipais para o povo de Parauapebas poderia ser chamado de “outubro negro” (sem qualquer conotação racista), mas é que a eleição tanto de um como de outro significa a continuidade da podridão administrativa em nossa cidade. Significa o domínio da corrupção por mais quatro ou talvez oito anos.
Não merecemos! Desde já, caso não apareça outro melhor, o sr. Valmir já tem o meu voto.
Rodrigo.
Anonymous
7 de junho de 2008 - 14:24O ego do Valmir da Integral é que atrapalha a campanha dele. Era hora dele se aliar a Bel ou Darci, arrumar com isso espaço para o partido, uma secretaria de Planejamento ou obras e mostrar para a população que realmente ele é um bom empresário e um bom administrador, conseguia um apoio para se candidatar a deputado e, mesmo que perca, sairia fortalecido para as eleições de 2012. As vezes saber recuar é a melhor estratégia.
Virgílio José
José Eduardo
7 de junho de 2008 - 14:20Você está correto em dois pontos: a capacidade administrativa do Sr. Valmir e o fato de com a candidatura dele haver um fortalecimento do Darci.
Agora chances de se eleger nesse momento o Sr. Walmir não tem nunhuma!
A política de Parauapebas será polarizada entre BEl MESQUITA e DARCI. Faisal, Cláudio Almeida, Walmir da Integral, Evaldo da Opção entre outros, serão meros coadjuvantes.
Ronaldo Barata
7 de junho de 2008 - 14:12Bogea
Comentam em Parauapebas, que a candidatura do Valmir corre risco de não se materializar, pois o comando do PTB, NO MUNICÍPIO está nas mãos do vereador Massoud, que por deter cerca de 400 empregos na Prefeitura Municipal, e não querendo perdê-los, forçara aliança dom o PT.Se non e vero…
Investiga esta informação, pois eu a colhi, em recente visita à Parauapebas, para tratar de assuntos profissionais.
Abraços do Ronaldo Barata