O coletivo de professores do curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) será premiado pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA). O prêmio Zeno Veloso, do ano de 2022, homenageia juristas, advogados e professores que tenham contribuído com a formação acadêmica de profissionais no Estado do Pará.

A cerimônia de premiação ocorrerá na próxima terça-feira (30), às 15h30, no Auditório Octávio Mendonça, localizado na Sede da OAB-PA, na Praça Barão do Rio Branco, 93, Campina, em Belém. O evento também será transmitido em plataforma virtual.

A carta da OAB/PA destaca a importância desempenhada pela Faculdade de direto da Unifesspa. “Considerando o empenho do corpo Docente em se qualificar para oferecer uma educação de excelência ao seus Discentes, perfazendo atualmente quase 100% (cem porcento) de Doutores. Considerando que a Faculdade de Direito iniciou uma nova Turma Especial em julho deste ano de 2022, ofertando 50 (cinquenta) vagas para Assentados/as da Reforma Agrária, Populações Tradicionais, Remanescentes Quilombolas e Indígenas, em parceria com o Programa Forma Pará, do Governo do Estado. Considerando que a Faculdade de Direito, além das 5 (cinco) turmas regulares ofertadas atualmente na UNIFESSPA, tem em curso também uma Turma Especial em Mocajuba, em Convênio com o Programa Forma Pará, contribuindo assim para a descentralização do ensino jurídico superior. Considerando, que a Faculdade de Direito, através dos/as seus/uas Docentes foi a única Faculdade da Região Norte a oferecer uma Turma Especial para assentados da Reforma Agrária, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) – e uma das 5 (cinco) do país – recentemente diplomando mais de 40 (quarenta) bacharéis e bacharelas em Direito, denominada Turma Direito da Terra Frei Henri Burin des Roziers, consolidando o seu compromisso com a realidade socioambiental local, regional e amazônica, bem como com as ações afirmativas, com a disseminação de uma cultura de conhecimento e respeito aos direitos humanos e a justiça social no campo da formação e atuação profissional (…). Diante do exposto resolvem indicar o coletivo de Docentes da Faculdade de Direito da UNIFESSPA ao Prêmio Zeno Veloso”.

Esse foi o trecho do documento com a homenagem destinada a Fadir. Confira na íntegra aqui.

Para o professor e diretor Faculdade de Direito, Roberto Ramos, a premiação representa o reconhecimento desempenhado pelos docentes da Faculdade de Direito. “É com imensa alegria que recebemos a notícia da premiação concedida pela Escola Superior da Advocacia (ESA) do Pará, o que representa o reconhecimento do empenho do corpo docente em proporcionar uma educação jurídica de qualidade aos nossos discentes, pondo o curso de Direito e toda a Unifesspa em um patamar destacado no meio educacional”, destacou.