Quem informa é o G1, do portal Globo.com:

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um novo inquérito para investigar os senadores  Edison Lobão (MDB-MA) e Jader Barbalho (MDB-PA) .

Os senadores do MDB serão investigados por supostos desvios nas obras da usina de  Belo Monte .

Não há detalhes sobre o inquérito porque o caso tramita em sigilo.

Procurada, a defesa de Lobão disse que verificará as informações sobre o caso antes de se pronunciar.

A TV Globo não conseguiu contato com a defesa de Jader Barbalho até a última atualização desta reportagem.

Os dois senadores já são investigados por suspeita de recebimento de propina oriunda da obra. Em maio, a Polícia Federal fez um relatório parcial no qual apontou indícios de corrupção e lavagem de dinheiro por parte de Lobão e de Barbalho.

Os dois negaram as acusações.

Quando o relatório foi entregue pela PF à Procuradoria Geral da União, o advogado de Lobão, Antônio Carlos de Almeida Castro, afirmou que não há elementos capazes de incriminar o senador.

Jader Barbalho, por sua vez, afirmou que o conteúdo do relatório é uma “leviandade” e uma “barbaridade” contra ele porque não tem nenhum fundamento relacioná-lo à obra de Belo Monte.

 Sexto inquérito

Este é o sexto inquérito no âmbito da Lava Jato ou em desdobramentos da operação que investiga Jader Barbalho. Lobão também passa a responder ao sexto inquérito.

No último domingo, Barbalho foi eleito para um novo mandato de oito anos no Senado. Edison Lobão não foi reeleito e perderá o foro privilegiado a partir de fevereiro do ano que vem.