Estádio Mangueirão: 50 % das obras estão concluídas.

Atualmente, as equipes estão trabalhando na concretagem dos pilares nas áreas de prolongamento das cadeiras, na ampliação das áreas de circulação do estádio, tratamento de piso, reforço estrutural dos níveis térreo, cadeiras, intermediário, arquibancada (superior e cobertura), além da construção de novas rampas de acesso ao nível cadeiras e arquibancada, bilheterias e ligações elétricas e hidrossanitárias.

A previsão de conclusão das obras é para o final de 2022. O desejo do Governo do Pará é que o “novo” Mangueirão seja inaugurado em um amistoso da seleção brasileira antes da Copa do Mundo no Catar. Contudo, os últimos jogos de preparação para o mundial serão nos dias 19 e 27 de setembro, o que dificultaria a realização da partida em Belém.

Uma das novidades do estádio será a ampliação da capacidade para 53.645 pessoas – antes era 35 mil. O projeto também prevê a inclusão de cobertura nas rampas de acesso, o setor cadeira será aproximado ao campo de jogo e ganhará um novo anel atrás dos gols; a pista de atletismo será mantida e o gramado será trocado. A principal praça esportiva do Pará será ecológica. Confira:

 

Gramado, drenagem e iluminação

No projeto apresentado pelo governo, está prevista a instalação de um novo sistema de iluminação e gramado, com os padrões exigidos FIFA. Pelas características climáticas do Pará, o padrão utilizado será o mesmo implantado na Arena da Amazônia, em Manaus, para realização da Copa do Mundo de 2014. Um novo sistema de drenagem também será instalado.

 

Sala do VAR

Atendendo exigência da CBF, o Mangueirão vai contar com uma área exclusiva para receber uma central de comando para o VAR (árbitro de vídeo). Neste local serão analisadas, em todas as partidas que forem necessárias, a implantação da ferramenta.

 

Aproveitamento da água da chuva e energia solar

A modernização do futuro maior palco de futebol da Região Norte vai levar em conta o padrão de construção ecológica, medidas de eficiência energética, sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva e instalação de painéis para produção de energia solar.

 

Conforto e segurança

O estádio contará, também, com obras para ampliação das cadeiras, com o fechamento do anel inferior no entorno do gramado. Serão construídas novas áreas para entrada e saída das arquibancadas. A rampa utilizada pelos torcedores para acessar as arquibancadas superiores será duplicada e coberta.

 

Conectividade

Preocupado com a dificuldade dos profissionais e torcedores que atuam no estádio, principalmente, em jogos com grande presença do público, o governo está estudando alternativas para fortalecer o sinal de internet nas instalações do estádio.

 

Características arquitetônicas

Apesar das obras de revitalização e readequação, as características arquitetônicas do estádio serão preservadas.