Especialistas em Altos-Fornos reunidos em Marabá

Publicado em 25 de março de 2015

A SINOBRAS recebeu na última semana a 82ª edição do Encontro de Especialistas em Altos-Fornos à carvão vegetal com a participação de empresas como Aperam, Arcelormittal, Gerdau, Plantar, Vallourec e VSB, o evento aconteceu em dois dias no auditório da siderúrgica, no Distrito Industrial. Entre os temas foram abordadas na programação a Operação e manutenção em Altos-Fornos, os Comparativos entre empresasDados de operação e os Fatos relevantes do 3º quadrimestre de 2014. 

Segundo Filipe Soares Pontes, da empresa Aperam e responsável pela organização do evento, o encontro é realizado a cada quatro meses, destinado a especialistas em Altos-Fornos que produzem com carvão vegetal, sendo o único no país. “Os Altos-Fornos a carvão vegetal se concentram quase que em cem por cento no Brasil, tendo apenas um fora que está instalado no Paraguai, então todos os especialistas em altos-fornos estiveram no encontro. A ideia do fórum é reunir as principais empresas e os grandes grupos siderúrgicos de produtores de ‘ferro-gusa verde’, que tem como base o carvão vegetal. Ficamos muito satisfeitos com o resultado das discussões”, afirmou.

Para Marcinei Cruz, Gerente de Altos-Fornos da SINOBRAS, esses momentos são essenciais aos profissionais para debater sobre as vivências do dia a dia da produção. “Quando estamos na operação, muitas vezes não conseguimos trocar experiências e este encontro é importante por possibilitar o alinhamento e o aprendizado para a melhora da performance em conjunto.”, disse.

O Encontro de Especialistas em Altos-Fornos acontece há mais de 25 anos e esta é a segunda vez que a SINOBRAS é sede. A primeira vez foi em 2010, quando o encontro estava em sua 69ª edição.