“Escolinha de Futebol Marquinhos Marabá” desponta como uma das mais estruturadas do Estado do Pará

Algum tempo atrás existia espaço para se jogar futebol nas cidades.

Jogava-se bola nos campos de várzea, nas calçadas, no chão batido.

Onde havia espaço livre, existiam crianças brincando e, consequentemente, os jogos de futebol aconteciam.

Após o crescimento urbano essa realidade mudou, foram desaparecendo os campinhos e as peladas.

E a partir disso surgiram às escolinhas de futebol.

Campinhos, parques, terrenos baldios têm sua quantidade reduzida a cada momento, sob o pretexto do desenvolvimento do mundo moderno.

Marabá é um exemplo desse cenário.

Criada pelo ex-jogador Marquinhos Marabá, que brilhou como atacante do Águia de Marabá e do Campinense (Paraíba), a Escolinha de Futebol Marquinhos Marabá desponta como uma das estruturas que mais atende ao trabalho de qualificação da garotada.

Em três anos de fundação, a Escolinha de Futebol Marquinhos Marabá é uma realidade.

Usando palavras mais diretas: é uma realidade que superou as expectativas, tal a importância da entidade esportiva para o acolhimento de centenas de crianças.

A escolinha destina aulas a crianças de 3 a 15 anos.

Seu diferencial é a formação de uma turma especialíssima denominada “Baby Fut”, que trabalha crianças de 3 a 5 anos.

A escola cuida também de outras faixas etárias formadas pela garotada de 6 a 15 anos.

Um dos cuidados seguidos religiosamente pela escola é não “misturar” idades.

Ou seja, a escola trabalha por categorias de idades, sem a existência de  uma disparidade entre a faixa etária.

Na “Escolinha Marquinhos Marabá”, obediência a diferenças de idade é muito importante, com as categorias surgindo a partir dos 3 anos.

“Respeitando a diferença de faixa etária, seguimos uma metodologia que ajuda a fomentar o desenvolvimento do aprendizado de cada um”, diz Marquinhos Marabá.

ESTRUTURA

A escolinha funciona no campo soçaite do Academia Gol de Placa, de segunda a sexta-feira, em horários diferenciados

“Hoje podemos dizer que contamos com uma estrutura belíssima, a mais equipada e estruturada da região, nas dependências da Gol de Placa”, comenta Marquinhos.

A Escolinha Marquinhos Marabá é  Bicampeã na categoria Sub-16, feito inédito para uma escola que tem apenas três anos de existência.

Durante todo o ano de 2021, a escola conquistou 21 títulos – sendo 17 títulos  de campeã e o restante, vice.

Durante disputas em Ourilândia do Norte, em quatro categorias possíveis, a Escolinha Marquinhos Marabá   ganhou em três.

“Temos buscado elevar o nome de Marabá nas regiões circunvizinhas, além de estarmos mantendo importantes parcerias. Um exemplo desse compartilhamento de conhecimento é a parceria que firmamos com o VF-4, clube formador lá de João Pessoa, na Paraíba”, revela Marquinhos.

O criador da escolinha de futebol adianta que o VF-4 pertence ao jogador Vitor Ferraz, lateral que atuou no Águia de Marabá e desponta em outros clubes nacionais.

“Inclusive, faço questão de anunciar que já temos dois atletas formados em nossa escolinha que se encontram no VF-4. Também temos parceria com o Atlético Mineiro, para onde, recentemente, levamos três garotos para terminarem suas formações no CT do clube atualmente Campeão do Brasil”, conta Marquinhos.

Ou seja, o trabalho do ex-jogador marabaense não se limita apenas a “ensinar” crianças a jogarem futebol em sua escolinha.

Não!

A visão empreendedora de Marquinhos busca abrir novos mercados.

“Com isso, estamos abrindo novos mercados para viabilizar aos nossos atletas a possibilidade de futuros desafios no mundo do futebol, claro, dentro de uma condição de eles serem avaliados positivamente  em grandes clubes do Brasil”, sonha o competente profissional.

O que mais empolga Marquinhos é entender a dimensão conquistada pela sua escolinha de futebol, em poucos mais de três anos de existência.

“Eu fico muito feliz saber que a “Escolinha Marquinhos Marabá” é uma realidade, graças ao trabalho sério que todos nós  desenvolvemos aqui dentro, utilizando professores capacitados, num ambiente seguro onde os pais podem deixar seus filhos sem preocupação alguma. Portanto, essa é a realidade que nos permite ter esse alto rendimento”, diz Marquinhos Marabá.

 

EQUIPE COMPETENTE

Por trás do trabalho de campo de Marquinhos Marabá, ele tem o respaldo profissional de Ádila Santos, sua esposa, que o auxilia na parte administrativa da empresa.

Em campo, o dono da escolinha conta com o conhecimento dos professores  Nildimar Moreira e  Carlos Eduardo – seus auxiliares.

Não à toa, a excelente estrutura física e de recursos humanos da escolinha têm gerado aumento substancial  de matrículas  da meninada, o que tem permitido a promoção da integração e sociabilização das crianças.

 

“É sempre bom lembrar que os benefícios proporcionados para quem está em fase de desenvolvimento são inúmeros, inclusive no tocante à formação psicológica e temperamental dos pequenos alunos. Aqui em nossa escolinha, temos observado que o convívio entre alunos da mesma faixa etária tem desenvolvido nas crianças, além da  socialização infantil,  a interação em grupo, já que a modalidade esportiva requer a formação de times.  Além disso, envolver-se em um esporte também é um modo de as crianças terem outro círculo social fora da escola”, conta Ádila Santos.

E Marquinhos Marabá faz outra revelação potencialmente interessante:

“À medida em que as crianças conquistam um prêmio, uma medalha ou vencem uma partida de futebol, além delas conseguirem alcançar novas metas, temos observado a melhoria de sua autoestima e confiança. E tenho certeza de que as  vitórias em campo se refletem na melhora do rendimento escolar, estimulando o raciocínio rápido e a capacidade de concentração, fora e dentro da sala da aula”, diz o educador.

Serviço:

Quem quiser conhecer mais a escolinha, endereços na Internet:

Instagram :  @escolinhamarquinhosmaraba

Facebook: escolinhamarquinhosmaraba

Telefone:  (94) 988-17.90.67