Denúncia anônima levou a PM de Parauapebas a flagrar seis homens transportando, numa camionete, expressiva quantidade de carne de gado. No veículo, localizado ainda duas armas sem registro, e munição.
Na delegacia, o mais grave, presos confessaram fazer parte de uma quadrilha que roubava reses nas fazendas localizadas às margens da PA-275, que liga Eldorado do Carajás a Parauapebas.
Contaram também que os roubos dos animais eram determinadoss pela coordenação do MST que controla o acampamento “Frei Henrique”, montado à frente da fazenda Marambaia.
Conforme relata o Correio do Tocantins, “caso a ordem (dos roubos) não fosse cumprida, os membros do MST seriam mandados embora do acampamento”.
Esse fato é muito grave. Gravíssimo!
A coordenação estadual do MST tem obrigação de esclarecer as denúncias associados ao movimento por seus associados.
Criminalizado à exaustão pelos pecuaristas e grande parte dos formadores de opinião, o MST não pode, agora, ganhar a pecha de comandar roubos de animais no interior das fazendas ameaçadas de invasão.
Se este episódio não for esclarecido com transparência, o Movimento dos Sem-Terra será execrado, definitivamente, junto a camadas da sociedade que ainda lhes são simpáticas.
ANONIMO
23 de maio de 2011 - 08:13Isso não é novidade,ao contrário,é fato corriqueiro,sempre há roubo de gado em fazendas invadidas,e como sabemos que nessas áreas(as invadidas)só entra e só sai quem é autorizado pelos invasores(MST),não há o que investigar,é só tirar a blindagem que esse bando tem, até agora. Tem local ,a imprensa já divulgou em rede nacional,que eles levam só a carne nobre(prá quem não sabe,são os quartos traseiros das reses).E não roubam só gado,também depredam maquinário,usinas,intalações elétricas,hidraulicas,etc Tem autoridade e/ou lei nesse estado ou no país ??
Anônimo
23 de maio de 2011 - 01:06Hiroshi.
Importante mesmo é apurar quem são os detidos. Pode ser que realmente faz parte de um dos acampamentos do MST, ou apenas está utilizando o nome do movimento para tentar livrar-se do delito cometido.
Sei que o MST conta com grande apoio dos produtores dos assentamentos da região, o que em muitas das situaçõees ajuda no custeio e manutenção dos acampamentos. Nesse sentido, carne bovina poderá ser encontrada sendo transportada para algum acampamento. Mas é importante que se apure o ocorrido para não deixar dúvida.
Conheço a conduta íntegra dos dirigentes do MST, e posso dizer que não é essa a concepção dos mesmos.
Abraço.