Entrosamento consolidado

Publicado em 31 de março de 2009

A convite do Secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, por diversas vezes, no decorrer deste mês de março, o Secretário Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Ítalo Ipojucan, esteve em Belém articulando parcerias entre as secretarias, voltadas a integração e inclusão digital no âmbito do município de Marabá, o que, num primeiro instante resultou em três significativas conquistas para a sociedade local.

Parque de Ciência e Tecnologia – A primeira, foi a confirmação da implantação em Marabá do Parque de Ciência e Tecnologia Tocantins (PCT Tocantins), entidade que virá contribuir decisivamente para impulsionar o desenvolvimento regional sustentado, ao oferecer condições para a atração de empresas estabelecidas no mercado, bem como para a criação de empresas inovadoras e altamente competitivas.

Navegapará – Considerado o maior programa de inclusão digital do país, o NAVEGAPARÁ, lançado durante o atual governo estadual onde, desde o ano passado, Marabá já integra o rol de municípios contemplados com dois destes infocentros, agora ganhará mais três.

A implantação de um na Orla do Rio Tocantins, um na Praça São Francisco e outro no Centro Administrativo da Prefeitura, são a segunda dessas conquistas.
Ítalo Ipojucan explica que, além de promover a capacitação dos jovens em informática básica, o programa se apresenta como um verdadeiro “celeiro” de difusão cultural ao realizar oficinas e outras atividades educativas.

Esses espaços são também poderosos instrumentos de desenvolvimento econômico e social, pois contribuem com a formação e a qualificação do cidadão, além de garantir a democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação em espaços públicos, equipados com microcomputadores e internet, onde é possível o acesso por meio de conexão de altíssima qualidade.

O secretário comemora o fato do início de funcionamento dos novos infocentros coincidirem justamente com as festividades alusivas ao aniversário da cidade.

Telecentro – A terceira conquista desta parceria entre SEDECT e SICOM é a implantação em Marabá de um Telecentro de Informação e Negócios. Ambiente de promoção e inserção das micro e pequenas empresas no mundo da tecnologia da informação e comunicação (TICs), o Telecentro opera mediante o acesso à Internet, à oferta de cursos, treinamentos e acesso a diversos serviços, visando o aprendizado tecnológico e o fortalecimento das condições de competitividade dessas empresas. Além disso, também estimula o empreendedorismo, o associativismo, o trabalho em rede e o comércio eletrônico, sempre objetivando melhorar o ambiente de negócios, gerando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento local.

Fonte: Secom PMM