Hiroshi Bogéa On line

Encontro de populações

Quem informa é  Socorro da Silva, líder da comunidade de Burajuba, em Barcarena:

Hoje e amanhã (06 e 07 de abril) acontece em Barcarena a mobilização da Caravana dos Povos em Pará e Maranhão para o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, de 12 a 15 de abril, no Rio de Janeiro.
Há anos vários movimentos populares, sindicatos e entidades ambientalistas vêm denunciando e esclarecendo à sociedade a forma truculenta de proceder da Vale, propondo alternativas à lógica do lucro a qualquer preço, e à falta de responsabilidade social da empresa. Cresce a cada dia a articulação de quem está diretamente prejudicado por ela, lutando e acreditando que outro modelo econômico e social é possível, e que é possível conjugar a produção de bens com respeito aos direitos e com justiça so cial e ambiental.

A Caravana Norte reunirá participantes oriundos do Pará, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e tambéem do Chile, Peru, Moçambique e Canadá, todos trazendo histórias de conflitos com a Vale. As comunidades locais serão enriquecidas pela experiência dos visitantes. Da mesma forma, estes poderão tocar com as próprias mãos a violência do conflito sócio-ambiental em que o povo vive e também apreciar a sua resistência e criatividade.
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *