Empoderamento de mulheres no sindicalismo é tema de dissertação

Sob o título “Empoderamento de mulheres no sindicalismo de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Marabá”, Luciana Martins, filha de meu caro amigo Ademir Martins, ex-vereador de Marabá, defendeu sua dissertação  apresentada ao Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas na Área de Concentração  Interdisciplinar da UFPA  e Embrapa – como parte dos requisitos para obtenção de título de Mestre em Agricultores Familiares e Desenvolvimento Sustentável.

Recebeu conceito excelente.

Orientador de Luciana foi o professor  Gutemberg Armando Diniz Guerra.

A dissertação teve como propósito analisar o processo de empoderamento das mulheres dirigentes do STTR –  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Marabá.

Para a pesquisa,   o empoderamento foi considerado como ampliação de poder, nas dimensões econômica, social e política.

Durante o processo de pesquisa, Luciana identificou que as mulheres do STTR de Marabá, participaram de lutas variadas e obtiveram determinadas conquistas, mas também foram vítimas de descriminalização/machismo e violência doméstica no decorrer da militância sindical.

As conquistas – classificadas como indicadoras de empoderamento nas dimensões política e social – se referem ao acesso à sindicalização; às mulheres que se destacaram como lideranças na organização dos acampamentos e das associações dos projetos de assentamentos; conquistas específicas relacionadas à saúde da mulher como prioridade de atendimento das mulheres da zona rural nos postos de saúde.

Igualmente importante foi a conquista recente da paridade de gênero na diretoria do Sindicato, ou seja, 50% de mulheres e 50% de homens.

Segundo Luciana, o espaço da militância sindical, em que pesem todos os seus limites e condicionantes, em ambientes dominados por homens, como no STTR de Marabá, há um favorecimento ao debate sobre igualdade de gênero feito a partir de atividades de formação, que levam a um reposicionamento das mulheres no campo da política profissional.

O blogueiro felicita a pós-graduada e seus familiares contagiados pela conquista.