O investimento financeiro do Barcelona em Neymar já dá mostras de que pode render muito aos cofres catalães. Em apenas uma semana como jogador do Barcelona – e longe de uma possível estreia pelo clube – Neymar já rendeu cerca de 8,7 milhões de euros (R$ 24,4 milhões) em exposição midiática desde sua apresentação, segundo a consultoria “KantarSports”.

Toda essa grana teria sido gerada entre os dias 3 e 5 de junho. Além disso, as palavras “Neymar”, “Barcelona” e “Nike” (que patrocina jogador e clube), foram temas de 2.751 notícias ao redor do mundo, sendo quase 2.300 apenas na internet.

Com a enorme procura virtual, o Barcelona criou ferramentas para ativar o público do jogador, como um perfil em português no Twitter. Em meios digitais, o impacto midiático de Neymar foi avaliado em pouco mais de 4 milhões de euros (R$ 11 milhões).

Segundo a consultoria brasileira Pluri, o valor de mercado do atacante subiu 22,6% após sua contratação pelo time espanhol. De 55 milhões de euros (cerca de R$ 158 milhões), passou a ser cotado em 67,4 milhões de euros (cerca de R$ 193 milhões).

Com isso, Neymar fica atrás apenas do argentino Messi e do português Cristiano Ronaldo. Seu novo companheiro de clube vale 140 milhões de euros (cerca de R$ 401 milhões), enquanto o craque do Real Madrid está cotado em 96,3 milhões de euros (aproximadamente R$ 276 milhões).