Em ritmo de aventuras

O interventor da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada, coronel Guilherme Ventura, para quem não sabe, sempre foi pau mandado da família Sarney e do senador  Edison Lobão (PMDB), de quem já foi secretário de Segurança quando o atual ministro das Minas e Energia ocupava a cadeira de governador do Maranhão. Em razão disso, a nomeação de Ventura para “pôr ordem em Serra Pelada”- conforme fez questão de repercutir o  próprio ministro -, tem fortes doses de transcendentalismo.

Resumo da biografia de Ventura:

* Acusado de tentativa de assassinato de Manoel Conceição, antigo líder de  trabalhadores rurais maranhenses;

* Em 2004, quando gerenciava em Imperatriz a Agência de Desenvolvimento Regional , nomeado por José Reinaldo, apareceu na Reserva Extrativista do Ciriaco, portando um trabuco, à procura  do então presidente da Associação  Agroextrativista do Ciriaco, conhecido por “Arão”.

* Acusado de ter acertado um tiro em um vereador de Imperatriz.

* Quando dirigia o Sindicato Rural de Imperatriz envolveu-se em mais confusões – de repercussão nacional -, ao tentar tirar da cadeia uma organização criminosa que comandava roubos de caminhões e contratava pistoleiros para matar desafetos. Muita gente graúda foi pro xilindró. Ventura operava para tentar salvar a carreira política de Edison Lobão, amigo pessoal de todos os envolvidos.

* A prepotência do coronel foi conhecida também numa sala de aula de uma escola de ensino Fundamental de Imperatriz, quando ele intercedeu pela expulsão de uma estudante pobre que ousou peitar a diretora que cobrava  R$ 0,15 de cada aluno  prova xerocopiada.

* Secretário de Segurança Pública, Guilherme Ventura tornou-se “famoso” no Maranhão por ter operado ações de execução sumária da bandidagem. A lenda conta que a violência teria praticamente deixado de existir em muitos municípios onde a extinção pura e simples de ladrões e criminosos, pelo Estado, ocorria à luz do dia.

Nota do blog:  Analisando o “histórico” do militar reformado, e pensando bem, coronel Guilherme Ventura está indo para o lugar certo.