Hiroshi Bogéa On line

Unifesspa e produtores rurais de Xinguara e Conceição recebem apoio da classe política

Com pedido de publicação, blog recebe release da assessoria parlamentar do deputado federal Beto Salame:

 

Na manhã deste sábado (25), o deputado federal Beto Salame e o senador Jader Barbalho cumpriram agenda conjunta nos municípios de Xinguara e Conceição do Araguaia, no Sul do Pará, onde reuniram-se com produtores rurais, lideranças locais e com a comunidade acadêmica da região.

Logo na chegada a Xinguara, Jader e Beto foram recebidos por produtores rurais e funcionários dos frigoríficos atingidos pela chamada “Operação Carne Fria”, deflagrada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente – IBAMA. Os parlamentares foram informados que a direção do órgão não pretendia cumprir a determinação do ministro do Meio-Ambiente, Sarney Filho que suspendeu a “Carne Fria” e ordenou a reabertura dos frigoríficos interditados durante a operação. O ministro foi contatado e garantiu, de viva voz, que os produtores e os trabalhadores não serão penalizados.

“Na semana que passou recebi um pedido de ajuda por parte dos produtores rurais e trabalhadores dos frigoríficos que demonstravam sua insatisfação com a operação do Ibama. Vi que a reclamação era legítima e, com o grande apoio do senador Jader Barbalho, acionamos o ministro Sarney Filho que se mostrou até surpreso com a ação intempestiva do órgão. Estou satisfeito porque conseguimos resolver o problema e evitar que milhares de trabalhadores perdessem o seu emprego e que o Estado do Pará perdesse milhões de reais com o fechamento arbitrário dessas empresas”, explicou Beto Salame.

Segundo o deputado paraense, não há necessidade em fechar as empresas para realizar a fiscalização. “Tudo o que pedimos ao ministro foi que as empresas possam apresentar os documentos que confirmam a legalidade de suas operações e que aquelas que apresentem irregularidades façam os ajustes necessários, sem interromper seu funcionamento”, disse Beto.

 

UNIFESSPA

Em seguida, Beto Salame e Jader Barbalho participaram do ato em defesa da Universidade do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, no auditório da Câmara Municipal de Xinguara. A manifestação, organizada pelo Comitê em Defesa da Universidade –formado por pais, alunos e professores – reuniu um grande número de pessoas que reivindicavam a garantia de continuidade das obras de ampliação do campus de Xinguara.

“Tenho um compromisso público em defender a Unifesspa. Desde o início de meu mandato venho lutando por mais recursos para a universidade porque entendo que a entidade é estratégica para o desenvolvimento da região. Para o campus de Xinguara já destinei 1 milhão de reais e estou pronto para ajudar a Unifesspa em tudo o que for possível”, garantiu Beto Salame.

O reitor Maurilio Monteiro apresentou aos parlamentares um expediente no qual requer, em caráter de urgência, a contratação de mais de 100 novos funcionários e professores para garantir o funcionamento de novos cursos no campus de Xinguara.

“Com a contratação desses novos colaboradores, a Unifesspa já poderá oferecer, no próximo vestibular, os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Licenciatura em Geografia. Tenho certeza que vamos sensibilizar os ministros da Educação, Mendonça Filho e do Planejamento, Dyogo Oliveira para que liberem essas contratações. Investimento em Educação reduz as desigualdades e garante o desenvolvimento. Duas coisas que a Amazônia precisa muito alcançar”, disse Beto.

Além de Beto Salame e Jader Barbalho, assinaram o pedido em favor da Unifesspa os deputados Zé Geraldo, José Scaff, João Chamon e Dirceu tem Catten.

 

EM CONCEIÇÃO

No final da tarde de sábado, Beto Salame e Jader Barbalho chegaram a Conceição do Araguaia, onde foram recebidos com festa pela população. O senador Jader Barbalho aproveitou para agradecer o carinho. “Eu sempre fui acolhido de forma muito carinhosa pela população de Conceição do Araguaia, como também pelo povo de todo o sul do Pará”, agradeceu.

Beto Salame também agradeceu a acolhida calorosa. “É muito bom receber o reconhecimento do nosso trabalho. Estamos em Brasília cumprindo a missão que o povo do Pará nos deu, lutando todos os dias a favor dos interesses do nosso estado e receber esse carinho é sempre uma recompensa maravilhosa”, comentou o deputado paraense.

Em Conceição do Araguaia, Beto e Jader se reuniram com produtores rurais (foto), trabalhadores e outras autoridades na Câmara Municipal. A reunião contou ainda com a presença dos prefeitos de Conceição do Araguaia, Bannach, Santana do Araguaia, Floresta do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.

Além de garantir e tranquilizar os produtores rurais e os trabalhadores de frigoríficos, os parlamentares puderam ouvir as demandas de diversas cidades e mostrar um pouco do que estão realizando em Brasília.

“Acho importante esclarecer que, apesar da crise, junto com o senador Jader e com o ministro Helder Barbalho, estamos conseguindo trazer recursos para os municípios paraenses”, disse Beto Salame.

“O ministro Helder, por exemplo, acaba de viabilizar, com o apoio do senador Jader, R$ 11 milhões para a recuperação das ruas e avenidas de Conceição do Araguaia. Tenho certeza que juntos podemos conseguir muito mais recursos para ajudar a desenvolver as cidades do interior do Pará. Esse é nosso maior objetivo”, concluiu Beto Salame.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *