Globo e Grupo Liberal sonegam pesquisas

Publicado em 28 de outubro de 2012

Para quem acompanha o desenrolar das eleições em todo o país, mais uma vez foi constatada a falta de compromissos de alguns veículos de comunicação da chamada grande imprensa nacional em relação  à informação.

Ontem, o Jornal Nacional deixou de publicar duas importantes pesquisas – uma delas contratadas pela própria Rede Globo  (Ibope) -, a  quatro dias do segundo turno da disputa municipal

Ibope e Datafolha liberaram mais uma rodada de pesquisas, apontando a tranquila liderança de Fernando Haddad  de 20 pontos na disputa com  Zé Serra.

Em Belém, quem deixou de publicar pesquisa foi o grupo Liberal, ao não divulgar coleta do Vox Populi num momento de acirrada decisão entre os candidatos Edmilson Rodrigues e  Zenaldo Coutinho.

Registrada no TRE sob protocolo 3392/2012, a pesquisa tem data de publicação, a partir do dia 24 de outubro, ontem.

Estranhamente, apesar de O Liberal não levar a conhecimento público os números da consulta, à noite dessa quarta-feira, murais do Facebook compartilhavam informação partindo de  Maurício Franca França dando conta de suposto resultado encontrado pelo Vox no qual o candidato do Psol, Edmilson Rodrigues, apareceria  quatro pontos à frente de Zenaldo.

Repassamos aqui esse fato com extrema reserva, apenas com intuito de constatação, já que o blog não teve acesso a nenhum dado do Vox.

Como O Liberal não divulgou sua pesquisa, a liberação aleatória de tendências  eleitorais dá margens aos famosos informes, que de informação não tem nada,  já que não se pode qualificar a veracidade dos números.

A seguir, print da postagem do feicista Maurício França:

Mauricio França França

NOVA PESQUISA VOX POPULI P/ PREFEITURA DE BELÉM
EDMILSON : 52%
ZENALDO: 48%PROTOCOLADA NO TRE SOB O Nº 0033922012
PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO: 24/10/2012