Hiroshi Bogéa On line

"Elefante branco" passa por cima

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. São essas as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, do jeitinho que o Ancelmo Góis antecipou 48 horas do anúncio oficial.

A escolha de Manaus, aliás, já é conhecido desde o mês passado, quando o jornalista Juca Kfoury deu o furo.

Os dois fatos provocaram reação irada de alguns paraenses, uns inclusive coleguinhas, desconsiderando a seriedade dos autores das noticias. Se pudessem sacrificá-los ao pé de uma fogueira, não pensariam duas vezes. Esqueceram a privilegiada posição adquirida ao longo dos anos por  gente do naipe de Juca e Ancelmo, com fontes seguras em todo canto deste país.

A escolha de Manaus, é verdade, vem a reboque daquilo que a FIFA mais respeita na hora de organizar uma Copa  do Mundo: atrair turistas endinheirados, ou não, do mundo inteiro. A marca Amazônia, uma das mais pronunciadas no Planeta, além da atração natural que suas florestas pontuam, é o que interessa aos especialistas em gerar dinheiro, dentro da Federação Internacional de Futebol.

Durante todos esses tempos em  que se debateu internamente a escolha ou não de Belém como a provável escolhida, falou-se muito na posição geográfica da nossa capital, tradição futebolística que a cidade possui graças ao amor da população por Remo e Paissandu, e na existência do estádio Mangueirão, como armas poderosas para abater as pretensões manauarenses. Esqueceram de que a FIFA busca isso, mas  preferencialmente só quer encher as sedes de turistas internacionais, aqueles que gastam mesmo numa Copa, sem dor na consciência.

No inicio deste mês terminando hoje, John Howkins,  consultor inglês de uma empresa terceirizada da  FIFA, deixou bem claro numa mesa redonda esportiva de uma TV paulista, da qual participou pelo telefone, o fascínio que o Estado do Amazonas estava contaminando os principais executivos da entidade internacional, chegando, inclusive, a considerar os jogos em Manaus tão competitivos quanto aqueles que ocorrerão na sede do Rio de Janeiro.

O consultor chegou a contestar um dos debatedores – se não me engano o ex-goleiro Raul, que jogou no Flamengo -, que citava as vantagens técnicas de Belém, falando das qualidades do Mangueirão, em contraponto a inexistência de estádio em Manaus. Ele disse que a FIFA já está acostumada a exigir construção de novos estádios em grande parte dos países onde se realizou mundiais, e que se a capital amazonense não possui uma praça de jogos à altura, passaria a ter, em quatro anos, após escolhida como sede.

Daquele noite do debate,  passei a não ter mais dúvidas da exclusão de Belém das pretensões da FIFA.

E não adianta agora ficar estribuchando.

Saída é arregaçar as mangas e tentar tirar proveito da condição, agora subalterna, de sermos o Estado vizinho de uma futura sede da Copa do Mundo de 2014, investindo no que for possível para Belém ganhar alguma coisa.

Post de 

20 Comentários

  1. Anonymous

    7 de junho de 2009 - 15:55 - 15:55
    Reply

    A postagem 2:01 PM, Junho 03, 2009, sinto em insistir no desmatamento sim, pq queimam a floresta pra fazer pastagens, mas será que estão fazendo isso legalmente? tenho absoluta certeza que não, esse Estado está dentre um dos mais corruptos do país, senão o mais e cada povo tem o governo que mereçe.

  2. Anonymous

    4 de junho de 2009 - 04:28 - 4:28
    Reply

    Hiroshi Bogéa, nós que já presenciamos tantas coisas boas no Brasil, sabe que no jogo pesado no lobby não tem com vencer…que diga Jesus, que foi preterido por Barrabas…

    Más, observando as grandes análises das respostas ao sua pergunta, observo que precisamos entender melhor a nossa realidade.

    Mas, já que considero vc, e já falei para alguns amigos chegados, suas qualidades que poucos tem, cito a mais importantes de todas para o verdadeiro homem, A CORAGEM!!!! Coloco em caixa alta…

    Mais vamos ao fato.

    Pergunto ao jornalista, quanto foi o apoio da nossa grande indústria Cerpa para trazer a Copa para Belém?

    Outra, o que o " maior meio de comunicação do Estado do Pará", uma tal ORM, fez para vender nosso Estado na Mídia?

    Terceiro, quanto uma tal indústria de Cervejaria, próximo ao nosso maior estádio fez e investiu para trazer a copa para o Pará? já pensou, quanta cerveja seria vendida aos torcedores!

    Moral da história, Como Derrubar os Televisores que vão ser assistidos na Copa, e os refrigerentes das Coca Colas da Vida que vão ser tomados. Já imaginou…

    E a Fiepa?

    um abraço

  3. Anonymous

    3 de junho de 2009 - 17:01 - 17:01
    Reply

    Fico lendo;uns babacas falando sobre relação "devastação"/Copa do Mundo,concluo:hoje o Pará é um dos maiores produtores de carne bovina(proteina animal)do Planeta,isso só é possivel c/formação de pastagens(o famoso "boi verde"),gerando empregos,atraindo investidores potentes e pagando impostos de todos os tipos(quem cria e vende paga,quem transporta,paga,quem compra e abate,paga e quem consome,também paga).Como seria o Pará hoje,se aqui não houvesse a atividade do agronegócio ?Os babacas críticos,ao menos estariam aqui?É MUITO COCÔ DENTRO DA CALOTA CRANIANA,SIÔ!

  4. sylar

    3 de junho de 2009 - 14:31 - 14:31
    Reply

    Hiroshi,
    Há de se analisar a seguinte situação:

    1) como está a infraestrutura do estado para recber não só turistas na capital mas de dentro do pará;

    2) A Fifa não ve uma possivel reeleição de ana julia por varias incompetencias do seu governo e um atrito imenso do PT como PMDB. Um não faz e o outro nao deixa fazer;

    3) As cidades escolhidas em sua maioria a Fifa levou em consideração ( tirando Rio e São Paulo) a reeleição do governante atual ou de eleger seu sucessor para dar continuidade ao projeto proposto de infraestrutura.

    4) Convenhamos que somos apaixonados por futebol mas belem pela sua localização no estado é um caos em termos de translados e segurança. a cidade morre na baía onde não tem vias largas para turismo e não suporta tanta gente.

    5) Comparar com o Cirio de Nazare está fora de questão ate porque só acontece em um dia do ano.

    6) A rede hoteleira é cara e não suporta.

    7) Comparar com o Forum Social onde estudantes ficam em qualquer lugar porque sao jovens tambem não dá.

    SINTO MUITO AOS APAIXONADOS POR FUTEBOL COMO EU SOU MAS, NÃO É QUESTÃO DE METROPOLE DA AMAZONIA PORQUE JÁ PERDEMOS ESTE TITULO PARA MANAUS HÁ TEMPOS.

    Exemplo: Turnes de cantores e bandas internacionais vão a Manaus e não vem a belem.

    Manaus é mais bem difundido turisticamente que belem.

    abraços a todos.

  5. Anonymous

    2 de junho de 2009 - 10:30 - 10:30
    Reply

    Eu não falei(!)? vejam o comentário petista das 9:45. A culpá é… TE MANCA IMCOMPPTTENTE!!!

  6. Anonymous

    1 de junho de 2009 - 13:09 - 13:09
    Reply

    Conforme disse o anonimo das 7:29 PM, ainda tem o caso da Câmara de Vereadores de Redenção, a grilagem de terras, assassinatos a torto e a direita, o desmatamento, e o pior, exploração sexual de menores e a venda de crianças por menos de 200 Euros, dentre mais um monte de coisas ruins. Antes de pleiteiarem alguma coisa de porte internacional, tentem ao menos fazer nesse Estado alguma coisa a favor da dignidade. A não escolha de Belém foi ótimo para que as autoridades locais e o povo paraense repensem seus ideais.

  7. Anonymous

    1 de junho de 2009 - 12:45 - 12:45
    Reply

    A Governadora fez muita coisa.. mas essa corja ai que quer voltar.. torcendo pra tudo da errado..foramm os grandes responsavel pela imagem negativa que o Pará tem.. o Almir Gabriel, Jatene, o bicheiro Mario Couto, e um bando de politicos sujos, são os verdadeiros culpados…

  8. Anonymous

    1 de junho de 2009 - 12:17 - 12:17
    Reply

    Do Espaço Aberto:

    Bom serviço de Puty não atrai a simpatia de Ana Júlia

    O chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, interceptou aquilo que seria mais um equívoco promovido por setores do governo contra a governadora Ana Júlia.
    O Campo Majoritário do PT, denominado hoje Construindo um Novo Brasil – na tentativa de expurgar e deixar para os arquivos da História as podridões produzidas pelo escândalo do Mensalão – estava rateando entre seus prefeitos os novos municípios que seriam atendidos pelo programa Bolsa-Trabalho. Puty levou ao conhecimento da governadora numa reunião que ocorreu há duas semanas, na presença dos deputados da maioria que comanda o PT paraense e da própria Secretária do Trabalho e Renda.
    Ana Júlia barrou a manobra.

  9. Anonymous

    1 de junho de 2009 - 12:03 - 12:03
    Reply

    O que é mostrado do Pará é o que temos visto na grande imprensa.
    -Trabalho escravo
    -Prostituicao de menores
    -Pistolagem
    -Escarnio como demonstrado em Redencao.

    Tamos querendo o que? Belenense saia do pedestal pois infelizmente Belem é cidade de quinta categoria.

  10. Anonymous

    1 de junho de 2009 - 11:18 - 11:18
    Reply

    Eh.eh.eh.eh…essa da Julinha ser governadora de Manaus e a Sede viria prá Belém, é pai dégua, mas concordo. A Julinha é pé frio pacas. Pé frio e despreparada. Ela e seu time todinho… Mas, como eles costumam dizer, já já sai uma nota deles dizendo que a culpa é do PSDB.

  11. Anonymous

    1 de junho de 2009 - 01:50 - 1:50
    Reply

    Quando disseram que seria uma cidade da Amazônia já sabia que o Pará- campeão da devastação- estava fora. Que culpa a Ana Júlia tem se passaram anos devastando em nome do progresso e hoje o Pará não tem mais Floresta Amazônica para mostrar.
    “Se liga ai galera”. O Pará não faz mais parte da Amazônia os “cupins” e “ganhotos” vindos do sul e sudeste do país já devoraram tudo.
    Vamos ver se aprendemos a lição e começamos a reflorestar quem sabe daqui a cem anos dá certo.
    Esse anônimo das 7:29 PM, viajou na maionese, nunca tivemos Velho Oeste se ainda fossémos parte da Amazônia ….

  12. Anonymous

    31 de maio de 2009 - 23:30 - 23:30
    Reply

    So tinha um jeito do Para ganhar. Se a Ana Julia fosse governadora do Amazonas. Eh mulher desastrada e incompetente

  13. Anonymous

    31 de maio de 2009 - 23:25 - 23:25
    Reply

    A culpa não é de ninguém especificamente… A culpa é de todos nós, que não temos projeto de futuro e nem organização e visão de longo prazo!!! Manaus faz tempo se organiza para se tornar um distino turístico mundialmente consolidado e forte, trabalha a imagem, tem organização política supra partidária, empresários de visão e projeto de futuro!!! E Belém?? Tem um bando de babaca se matando para ver quem fica com as migalhas das benesses do governo, visão empresarial tacanha e imediatista… Conseguem até eleger, com festa e tudo, o Xavier como empresário do ano!!??? Me poupem…. Continuem procurando culpados e vamos continuar do jeito que estamos!! A quanto tempo estamos com essa malha urbana caótica? Pois é, quem se preocupou com isso? Agora que estamos precisamos, não tinhamos o que oferecer!!! O problema é nossa tradicional incopetência coletiva, continuamos agindo e pensando como os Barões da Borracha, enquanto Manaus já está a anos luz…. Esse é o problema, o resto é politicagem barata!!

  14. Anonymous

    31 de maio de 2009 - 22:49 - 22:49
    Reply

    Meu Amigo Hiroshi, o que vou comentar é uma assunto que só a Velha Guarda sabe. Na verdade, existia um acordão da Casa Civil com Manaus, que passa pela indicação do Vice na chapa da Pequena Burgesa Dilma. Esse acordão, foi orquestrado pelo companheiro Lula, pois o que importa é sucessão eleitoral para presidência.

    Quanto ao Ricardo Teixeira, sei que vc não é igênuo, e sabe que a criançinha não brinca em serviço. Na verdade, deve ter levado o seu quinhão. E que quinhão!!!!!

    Nós que viajamos pelo país sabe que Manaus não tinha as mínimas condições técnicas.

    A amiga Ana Julia, fica minha solidariedade…Não poderia fazer muito, o jogo é muito pesado!

    Ao Presidente Lula, a decepção como acnteceu na eleição para SENADO DA REPÚBLICA, onde o velho Sarney foi tirado do túmulo.

    Do Bioma da Amazônia, as únicas capitais que sempre devastaram suas matas foi a que levaram o premio da FIFA, Manaus, e a Terra da Soja do Governador BLÁGIO.

    O Pantanal ficou fora…

    Ao nosso Estado do Pará, a verdade aparecerá, pois todos saimos perdendo com mais essa traição.

  15. Hiroshi Bogéa

    31 de maio de 2009 - 22:20 - 22:20
    Reply

    Telma, faz assim: não há de ter raiva. “Até lá”, vai te chamuscar demais. Qualquer cidade que levares o Lucas, ele vai gostar.
    Abs

  16. Hiroshi Bogéa

    31 de maio de 2009 - 22:18 - 22:18
    Reply

    Queridinha Karina, bom tê-la, também, como comentarista. Gostei da frase: – “A tarde de hoje só serviu para confirmar que a realidade esmaga a esperança”.

    É doída, mas verdadeira.
    Beijos, lindinha.

  17. Cabelo Seco

    31 de maio de 2009 - 21:56 - 21:56
    Reply

    Acho que rolou um pouco se soberba do governo paraense. Enquanto o governador do Amazonas fazia lobby com representantes da CBF e da FIFA o governo Paraense dava de ombros. Parecia algo do tipo “sou amiga do Lula e ele vai me dar uma força”. E acabou dando nisso…

  18. Karina - Kakai Pombo

    31 de maio de 2009 - 21:40 - 21:40
    Reply

    Que bom encontrar o Sr. aqui….

    Nunca, em momento algum “engoli” a propaganda que o Governo do Estado tentava vender, de que tínhamos estádio pronto, um povo apaixonado por futebol……
    Em certos momentos sentia que eu era até antipática pois sempre achei que Belém seria preterida.

    Não adianta ter tudo isso e não ter prestígio político para viabilizar os projetos.

    Mesmo assim, parei tudo o que estava fazendo para ouvir o anúncio das cidades escolhidas, mesmo que isso significasse olhar para a cara do Sr. Blatter e do …. agh!!! ….. Ricardo Teixeira.
    Eu me incluo entre os paraenses apaixonados por futebol.
    Sabe como é, somos brasileiros e temos mania de dizer que “A esperança é a última que morre”

    Não foi surpresa Belém não ser uma das escolhidas, foi sim, ver que ao ser pronunciado o nome de certas cidades, havia na platéia comemoração. Pergunto, mandamos algum representante, ou o que foi previamente anunciado pelo Juca Kfouri e Anselmo Góis já havia sido aceito pelos nossos representantes???

    A tarde de hoje só serviu para confirmar que a realidade esmaga a esperança.

    Beijos,

    Karina Pombo

  19. Anonymous

    31 de maio de 2009 - 21:03 - 21:03
    Reply

    Culpo nossa governadora por esse resultado.

  20. telmachristiane

    31 de maio de 2009 - 20:13 - 20:13
    Reply

    Agora só me restar escolher a cidade que vou levar o Lucas para assistir um joguinho da COPA de 2014, daqui até lá, é só esperar a raiva passar.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *