Educação no trânsito é tema de programação especial na Estação Cidadania

 

Com informação do repórter Renan Malato:

 

Uma programação voltada à educação no trânsito será realizada neste sábado (17), na Estação Cidadania de Marabá, no 1º piso do Shopping Pátio Marabá, no sudeste do Estado. O evento tem a parceria da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação (CED), e é destinado a crianças, jovens e adultos.

Para as crianças haverá a encenação teatral “Sonhando em Trânsito”, contação de história, pintura corporal educativa, interação com a faixa cidadã e manuseio de barangandão (um brinquedo artesanal), para estimular a coordenação motora, além da exibição de vídeos educativos sobre o trânsito.

A programação conta, ainda, com o apoio de dois agentes de fiscalização e uma viatura do Detran. O público terá acesso a uma exposição de fotos de acidentes no trânsito, a simulações de utilização do etilômetro (bafômetro), e ainda receberá orientações sobre habilitação ao Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e outras informações sobre prazos e veículos.

De acordo com a coordenadora da ação, Creuzuite Souza, o evento visa sensibilizar a população. “Este é um trabalho contínuo do Detran, por meio da CED, em que tentamos estimular o público com práticas e atitudes responsáveis, para formar agentes multiplicadores de comportamentos seguros, respeitosos e solidários no trânsito”, explicou.

A coordenadora acrescentou que “é de suma importância que os pais levem seus filhos ao local, onde eles também participarão de atividade educativas, contribuindo, assim, com a cidadania no trânsito”.

A programação começará às 10 h, horário de abertura do shopping, e será encerrada às 14 h. Os demais serviços oferecidos à população na Estação Cidadania não estarão disponíveis neste sábado.

———————

Serviço: Ação educativa de trânsito para crianças, jovens e adultos, na Estação Cidadania Marabá (Shopping Pátio Marabá). Sábado (17), das 10 às 14 h.