Ecoporto de Praia Norte se transformará em entreposto da Zona Franca de Manaus

Publicado em 25 de março de 2013

 

 

 

Localização de Praia Norte, a partir de Marabá e Imperatriz, no ponto B.
Localização de Praia Norte, a partir de Marabá e Imperatriz, no ponto B.

 

 

A partir de 2014, o município de Praia Norte passará a ser conhecido não apenas pelas belas praias que têm em seu entorno.

 

Um grandioso empreendimento de R$ 400 milhões,  com obras iniciadas e paralisadas devido o período invernoso,  abrirá as portas do município para o interesse de investidores não apenas do Estado do Tocantins, bem como de empresários do Amazonas, Pará e Maranhão.

 

Trata-se de porto fluvial  destinado a servir de entreposto das principais empresas com planta industrial na Zona  Franca de Manaus, idealizado pela  Eurolatina, empresa de capital alemão.

 

Praia Norte (TO) fica localizada à margem esquerda  do rio Tocantins, pouco abaixo de Imperatriz, com uma população de 9 mil habitantes.

 

Denominado Ecoporto Praia Norte, o  empreendimento, que está sendo instalado às margens do rio Tocantins, colocará o Estado na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus  e o de Belém.

As obras de terraplenagem serão reiniciadas agora em abril, depois de encerrado o ciclo chuvoso. No auge de sua construção, o porto oferecerá cerca de mil empregos diretos.

Praia Norte foi escolhida como local  para abrigar o porto depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento, que se transformará numa rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico.

No local serão instalados estaleiros, balanças para caminhões, centro frigorífico, guindaste e uma linha férrea ligando o empreendimento à Ferrovia Norte Sul.
Através de contato telefônico, coordenadora do Ecoporto,   Sandra Kramer informa que o projeto será erguido em oito fases e terá uma área de 75 hectares.

Adiante também que, para viabilizar o projeto, o  Governo do Tocantins tem cumprido com a contrapartida, que foi a cessão do terreno e ainda o apoio na celebração de acordos com a ZFM e com a Valec, para viabilizar a construção de um ramal ferroviário ligando o porto à Ferrovia Norte Sul.

 

A implantação do Porto de Praia  Norte fará do Tocantins um dos grandes fornecedores de alimentos para o Estado do Amazonas, já que  a maior parte das frutas consumidas em Manaus é fornecida por São Paulo e com a instalação do porto, facilmente o Tocantins poderá fornecer carne, frutas, grãos e outros alimentos para aquele Estado, na avaliação da executiva.

“Como o Estado do Tocantins está no meio da rota entre Manaus e as maiores regiões consumidoras do País, o nosso entreposto será uma extensão da ZFM e temos várias empresas interessadas em participar da licitação do entreposto”, explica Sandra.

 

O porto está sendo construído a dois quilômetros da sede do município de Praia Norte, cidade localizada a cerca de 120 quilômetros da BR-153 (Belém-Brasília). Às empresas que utilizarem a nova rota, de acordo com o projeto, nessa fase inicial,o que vai acrescentar é o trecho fluvial, que deixará de operar com o porto de Belém e passará a ser em Praia Norte, de onde seguirá por rodovia.

Estimativas iniciais  apontam uma redução de 17% nos custos dos transportes entre Manaus e as regiões Sul e Sudeste. Mas no quesito tempo, a viagem até Praia Norte é cerca de dois dias superiores às viagens Manaus-Belém, que demora cerca de quatro dias e meio.

Além do trajeto ser mais longo, as viagens fluviais até a cidade tocantinense utilizam os cursos dos rios Amazonas e Tocantins. Dessa forma, a viagem pelo Amazonas até a foz do rio Tocantins é a favor da correnteza (baixando), mas a navegação no rio Tocantins é contra a correnteza (de subida). Enquanto até Belém a viagem é toda descendo o rio Amazonas.

 

“Estimamos que a viagem aumente em dois dias em relação ao trajeto por Belém. Mas com entreposto instalado, esse tempo de navegação acaba. Não vai ser mais  problema, porque a carga deixará armazém em Manaus para ser estocada em outro armazém. Esse fluxo de Manaus até Praia Norte vai ser um fluxo sem pressa. A partir de Praia Norte é que acontecerão os maiores ganhos de tempo. Acreditamos que vamos atender as outras regiões em um tempo muito mais rápido. Vai ser tudo rodoviário.

 

Assim esse tempo de navegação será todo suprimido, porque Praia Norte está aproximadamente 700 quilômetros mais próxima das grandes regiões consumidoras, que Belém, e a BR 153 passa a cerca de 120 quilômetros da cidade“, explica a coordenadora.

 

Outra parte do projeto, também trabalhada pela Eurolatina e o Governo do Tocantins é a extensão da ferrovia Norte- Sul entre a cidade de Aguiarnópolis (MA) e Praia Norte.

Segundo Kramer, na primeira quinzena de fevereiro uma empresa portuguesa, que atua com ferrovias naquele país, ficou interessada na construção do ramal. Trata-se de uma obra de aproximadamente R$ 500 milhões. “Mas conseguimos operar o Porto com a rodovia até Aguiarnópolis e de lá, pode pegar a ferrovia Norte-Sul, quando isso for vantajoso”, esclarece a coordenadora.

 

Das oito etapas planejadas de instalação, o projeto do Ecoporto, em sua primeira fase, contempla galpões para armazenagem, pátio para 700 carretas, rampa de atraque, balança e um condomínio industrial.

 

A operação do porto está prevista para iniciar parcialmente em setembro deste ano e em janeiro de 2014 entrar em operação total.

Porto atual de Praia  Norte
Porto atual de Praia Norte

 

Ecoporto ficará dois quilômetros abaixo da cidade
Ecoporto ficará dois quilômetros abaixo da cidade