Escola de dez salas em construção....

 

...Para substituir essa velha de madeira

Quando percorremos os municípios sulparaenses, sai prefeito e entra prefeito, desgraçadamente, o visual das cidades é o mesmo. Entra ano, sai ano, suas ruas e logradouros são submetidas ao pior dos desleixos.

Os caraíbas que administram os municípios não se preocupam em oferecer o mínimo de qualidade de vida às pessoas, seus munícipes. Vias públicas caindo aos pedaços, poeira, lama, bairros inteiros sem um metro de saneamento; quando decidem esticar alguns metros de pavimentação, só Deus sabe como ficam as casas durante o inverno, já que não investem em esgotos pluviais.

A desculpa, sempre, dos caratonhas que defendem o Estado de Carajás como meio de estancar a miséria e a “ausência de governos”, é a falta de recursos.

Por isso, quando o pôster se depara com pequenos municípios bem administrados, não se preocupa em economizar  generosas palavras de aplausos aqueles que mostram ser possível, sim, gerenciar o bem público com o dinheiro disponível.

Curionópolis, há dois anos e poucos meses sob a gestão do jovem prefeito Wenderson Chamon (PMDB), é uma prova disso.

Com todos os repasses constitucionais e reduzida arrecadação própria, o município arrecada por mês no máximo R$ 1,5 milhão.

No período, a cidade já recebeu cerca de 18 km de asfalto, drenagem pluvial e até galerias.

Todos os prefeitos anteriores aplicaram na cidade apenas 6 kms de asfalto,

Semana passada, andando por Curionópolis, o blog visualizou novo pacote de obras em andamento.

São mais 15 km de asfalto a serem aplicados agora  na totalidade das ruas da parte mais antiga da cidade. Antes de iniciar a pavimentação, a prefeitura implanta esgotos em todas as vias, além de uma imensa galeria – destinados a acabar de vez com a inundação de centenas de casas durante o período invernoso.

Uma grande escola com dez salas de aula também está sendo construída pela Premium Engenharia, em substituição a um antigo colégio de madeira que caía aos pedaços.

A prefeitura ergue ainda a Praça da Juventude, seguindo modelo do projeto lançado no país pelo governo federal. Só que a praça não tem um vintém da União: a obra recebe dinheiro exclusivo da prefeitura.

Em outro ponto da cidade, avançam os serviços de urbanização de novo bairro a ser criado, graças a desapropriação, pela prefeitura, de uma área particular, para construção inicial de 100 casas populares. No local serão distribuídos 500 lotes para habitação.

O blog faz questão de dar destaque às transformações pelas quais passa Curionópolis para comprovar ser perfeitamente possível mudar a cara das cidades, desde que existam prefeitos, e governadores, realmente dispostos a trabalhar com seriedade, aplicando corretamente o dinheiro público, comprometidos com atitudes transformadoras.

 

Loteamento para 500 casas populares em construção

 

Praça da Juventude: valorizando os jovens de Curionópolis

 

Drenagem pluvial em todo bairro da cidade velha

 

Galerias cruzando ruas....

 

... Para acabar com inundações nas residências

 

Ruas com esgoto e drenagem concluídas começam a receber imprimação para asfaltamento de 15 kms.