Duciomar define pontes Outeiro-Mosqueiro

Publicado em 10 de março de 2009

A redução do tempo em mais de 50 minutos e da distância em 60 quilômetros entre Belém, Outeiro e Mosqueiro foi conferida pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, durante sobrevôo em helicóptero na capital paraense, cruzando os distritos de Icoaraci e Outeiro para definição da localização exata dos acessos viários e das pontes que vão constar do projeto base desta interligação, com prazo para ficar pronto até abril deste ano.

O projeto trará, com detalhes, o levantamento topográfico da área, das estradas que serão abertas e das quatro pontes a serem construídas para efetivar as interligações Icoaraci-Outeiro e Outeiro-Mosqueiro, empreendimento inédito .que favorecerá o encurtamento da distância entre Belém e “A Bucólica”, a partir da ilha de Caratateua, com redução de cerca de 60 quilômetros para apenas três. A principal ponte a interligar os dois distritos de Belém terá 1.500 metros, de acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel.

Também constará do projeto base outras três pontes, sendo que a primeira delas será a que vai promover a ligação entre Icoaraci e Outeiro e que substituirá a existente.

Duciomar Costa adiante que a nova ponte que interligará Icoaraci a Outeiro será projetada para suportar veículos pesados, já que a atual não tem condições e nem capacidade de absorver o impacto de grandes cargas. O projeto de interligação viária com as quatro pontes será licitado para início imediato das obras. Segundo o prefeito de Belém, os recursos para garantir a execução de mais este grande eixo estruturante para a cidade serão próprios e também haverá a parceria com o Governo Federal, já que na última visita do presidente Lula à cidade, em janeiro deste ano, ele e a ministra Dilma Rousseff ficaram entusiasmados com o projeto e prometeram incluí-lo no Programa deAceleração do Crescimento (PAC).